A consultoria Mercer no Canadá
está criando um novo sistema de cotação online
que permitirá às empresas consultar, num só lugar, preços de anuidades de
diferentes seguradoras para os seus planos de pensão. A ideia é fazer com que o
acesso facilitado aos preços das anuidade ajude a diminuir a resistência que
muitas empresas canadenses têm em adotar estratégias de compartilhamento de
riscos para os planos previdenciários.
Jean-Philippe Provost, chefe da
área previdenciária da Mercer no Canadá, disse que a consultoria fez um
levantamento junto a empresas patrocinadoras a fim de descobrir porque muitas
delas não lidam bem com a ideia de recorrer às anuidades para cobrir os riscos
dos planos de pensão, estratégia que se mostra muito mais popular nos Estados
Unidos e Grã-Bretanha.
Muitos
respondentes alegam que as negociações envolvendo as anuidades são complexas e
que é difícil comparar preços no ainda incipiente mercado canadense. “Os
respondentes disseram que as cotações consomem muito tempo e que os preços são
pouco transparentes”, afirma Provost. “Trata-se de um caminho difícil de ser
percorrido, pois há muita nebulosidade no mercado.”
A
Mercer estima que as empresas canadenses possuem um total de US$ 1,4 trilhão em
obrigações previdenciárias, mas apenas US$ 20 bilhões, ou menos de 1,5% desse
montante, são cobertos contra riscos de investimento ou longevidade via
anuidades ou total transferência dos passivos para seguradoras.
As
anuidades são produtos de investimento que as empresas utilizam para se
protegerem de riscos característicos das obrigações previdenciárias, tais como
a volatilidade nos investimentos ou aumentos na expectativa de vida. As
empresas que utilizam tais estratégias continuam sendo responsáveis pelos
planos de pensão, devendo garantir o pagamento dos benefícios devidos.
O
compartilhamento de riscos teve seu ponto alto em 2015, quando as transações
totalizaram US$ 7,5 bilhões, incluindo-se aí a cobertura de seguro no valor de
US$ 5 bilhões contratada pela Bell Canada
para cobrir o risco de os participantes de seu plano viverem mais do que o
projetado. Do volume restante, parcela significativa é atribuída a dois grandes
contratos, assinados em dezembro e anunciados nesta semana, envolvendo duas
empresas não identificadas que se uniram para comprar US$ 530 milhões em
anuidades, um buy-in que transfere os
riscos de investimento, longevidade e inflação dos planos de pensão à seguradora
Sun Life Financial Inc.
Provost
disse que outros negócios menores vêm sendo fechados, com valor médio de US$ 20
milhões cada um, mas a maioria das empresas ainda está “em cima do muro”.
O
executivo afirmou as empresas com planos de pensão de pequeno porte, em
especial, consideram as anuidades complexas e onerosas, e que as seguradoras
utilizam termos e impõem condições que dificultam a comparação de preços.
Alguns patrocinadores também declararam que os preços sofreram alterações entre
a data da cotação e o momento em que decidiram fechar negócio.
Provost
argumenta que o novo projeto da Mercer é comparável ao website Priceline, que concede
descontos e cota preços de pacotes de viagens. As empresas poderão postar
informações sobre o tipo de negócio que estão procurando, e as seguradoras oferecerão
estimativas de preço, facilitando o processo de pesquisa das patrocinadoras.
“Acreditamos que o projeto será um divisor de águas”, diz Provost. “Estamos
confiantes de que o volume de transações aumentará rapidamente sem demandar
muito tempo de nossos cliente.”
Ele
informou que a Mercer tem conversado com várias seguradoras que demonstram interesse
em participar. Segundo o executivo, o sistema ajudará a alavancar transações
similares à que foi anunciada na última terça-feira envolvendo duas empresas
que se uniram para garantir melhores preços.
“Uma
vez que os dados estejam na plataforma, passa a ser nossa responsabilidade, e da
seguradora, trabalhar em conjunto para oferecermos um arranjo para os passivos
que beneficie ao máximo os nossos clientes.”
O
mercado de anuidade canadense tem grande potencial de crescimento se as
empresas se acostumarem com esse tipo de negócio, embora os analistas
argumentem que tal mercado é limitado em termos de volumes de transações.
Apesar
de haver cerca de US$ 1,4 trilhão em obrigações previdenciárias no Canadá, o analista
de seguros Tom MacKinnon, da BMO Nesbitt
Burns, estima em cerca de US$ 600 bilhões o montante a ser dedicado pelas
patrocinadoras às transações com anuidades. No entanto, MacKinnon disse que, atualmente,
o mercado não tem condições de absorver essa demanda.
Novas
transações envolvem reservas de capital, algo em torno de US$ 60 bilhões em
capital novo para dar suporte a US$ 600 bilhões em vendas de anuidades. As quatro
maiores seguradoras de capital aberto do Canadá possuem cerca de US$ 6 bilhões
em capital excedente, de forma que o crescimento do mercado “certamente levaria
muito tempo”.
A
Mercer informa que cobrará taxas dos clientes que utilizam o serviço, mas que não
serão aceitas comissões das seguradoras, garantindo a independência das
operações.
The Globe and Mail