NOVO FTK DEVE IMPACTAR OS NÍVEIS DE FUNDEAMENTO DOS FUNDOS HOLANDESES


Especialistas salientam que o nível de fundeamento dos fundos de pensão holandeses pode cair até 5% com as novas regras de desconto do passivo trazidas pela Estrutura de Avaliação Financeira (FTK). 

Frank Driessen, chefe da Área Comercial Previdenciária e de Gestão Financeira da Aon Hewitt, estima que o nível médio de fundeamento dentro do novo FTK seria de 106% (final de julho) ao invés dos atuais 111%.

Dennis van Ek, atuário da Mercer, concorda com a opinião de Driessen e acrescenta, ainda, que a nova taxa utilizada para descontar o passivo, batizada de Ultimate Forward Rate (UFR), contribuirá com modestos 2,5 pontos percentuais para o aumento do nível de fundeamento de um plano médio - em comparação com os 4% providos pela metodologia atual.

Tanto a Mercer quanto a Aon Hewitt apuraram que o nível médio de fundeamento dos fundos foi de 111% no mês de julho. A Mercer concluiu que o status caiu 1% em relação aos números mais recentes publicados pela agência de supervisão De Nederlandsche Bank. Para a Aon Hewitt, que utiliza como referência um mix de investimentos padrão dos planos holandeses, houve um aumento de 1% no status de fundeamento no último mês.

Van Ek, da Mercer, afirma que a taxa de desconto oficial - que é a média de três meses da taxa de mercado associada à aplicação da UFR - agora chega a 2,32%, patamar inferior à média simples dos três meses de referência utilizada anteriormente. “Se as taxas de juros permanecessem nos níveis atuais ao longo dos próximos três meses, o status médio de fundeamento cairia 3 pontos percentuais”, afirmou o especialista, salientando que o novo FTK prescreve uma política baseada no nível médio de fundeamento dos últimos doze meses.

Driessen, da Aon Hewitt, declarou que os níveis de fundeamento deverão se manter sob pressão em função de eventuais decisões por parte do Banco Central europeu, da crise na Ucrânia e das novas regras de desconto aplicáveis aos fundos de pensão que entram em vigor em 1º de janeiro de 2015.

Na esteira da queda das taxas de juros, a Aon Hewitt afirma que as obrigações previdenciárias aumentaram 2,3% em julho. A Mercer, em contrapartida, advoga que a taxa média de mercado para o desconto do passivo utilizada por um fundo de pensão ‘padrão’ caiu de 2,65% para 1,97% em 2014. 

Van Ek acrescentou que a diferença entre a taxa oficial de desconto e a de mercado seria de 0,35 pontos percentuais no final de julho.

A Aon Hewitt acredita que os ativos dos fundos de pensão holandeses cresceram 1,6% em julho devido aos retornos providos pelos títulos públicos (1,9%), ações (1,4%) e imóveis (3%). Segundo a consultoria, o plano de pensão padrão perdeu 3,1% em investimentos em commodities no mês passado. 



IPE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br