FUNDOS DE PENSÃO DINAMARQUESES INVESTEM EM PPP DE DKK430 MILHÕES


Os fundos de pensão PensionDanmark, PKA e Sampension estão investindo, conjuntamente, DKK430 milhões (R$180 milhões) numa parceria público privada (PPP) que prevê a construção e operação de um novo hospital psiquiátrico na cidade de Vejle.

O projeto é o primeiro do consórcio formado pelos três fundos de pensão, a empreiteira MT Højgaard e a administradora DEAS desde que as duas empresas firmaram parceria em dezembro de 2012.

“Esta é a primeira vez que um novo hospital é construído no modelo PPP; um acordo histórico foi fechado hoje”, disse, em nota, Peter Damgaard Jensen, CEO do PKA, fundo que administra os benefícios de profissionais da área de saúde e bem estar do país. “Há grande necessidade por um novo espaço dedicado à psiquiatria e estamos muito felizes em participar de sua criação, iniciativa que beneficiará tanto os pacientes quanto os participantes do fundo”, acrescentou o executivo.  

“Estamos muito satisfeitos por ter a oportunidade de investir neste projeto inovador”, afirmou Torben Möger Pedersen, Diretor-Gerente do PensionDanmark.  “O investimento permitirá que os participantes tenham retornos bons, estáveis e duradouros, além de garantir, ao mesmo tempo, o acesso a espaço físico e tratamentos de boa qualidade a pacientes e funcionários.”

Já o diretor administrativo da Sampension, Hasse Jørgensen, ressalta que a colaboração entre as esferas pública e privada pode ajudar a gerar crescimento e emprego na Dinamarca.

Em 2012, os cinco integrantes do consórcio anunciaram que estariam trabalhando no esboço de uma iniciativa que teria por objetivo ajudar o governo a planejar, construir e financiar diferentes tipos de projetos. Os valores envolvidos seriam da ordem de DKK 5 bilhões (R$2,1 bilhões) a serem alocados em PPPs de infraestrutura e do setor imobiliário. A construção do hospital é uma das maiores PPPs já registradas na Dinamarca.

Os três fundos de pensão arcarão com o financiamento do projeto, ao passo que a empreiteira MT Højgaard ficará responsável pela construção e a administradora DEAS pela gestão do hospital por um período inicial de 25 anos.

O hospital terá 91 leitos de emergência, além de uma unidade ambulatorial psiquiátrica voltada para o atendimento de jovens e crianças. As obras devem começar no verão do hemisfério norte, devendo ser concluídas em 2016.



European Pension, IPE, Ernst & Young
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br