FUNDOS DINAMARQUESES APRESENTAM PLANO PARA PENSÕES SEM GARANTIDAS


A associação dinamarquesa de pensões e seguros - Forsikring & Pension (F&P) - divulgou um plano para aumentar a transparência de um tipo específico de produto, as chamadas pensões sem garantias.

 A associação apresentou partes de sua proposta, estruturada em quatro frentes, em resposta ao recente apelo do órgão regulador para que as entidades dessem um enfoque maior à crescente exposição a riscos previdenciários por parte dos cidadãos do país.

A F&P observou que a poupança e as contribuições previdenciárias dos dinamarqueses vêm se afastando gradualmente dos planos de previdência de renda média garantida, passando para planos com menos garantias, cujos benefícios dependem cada vez mais dos mercados.

Per Bremer Rasmusen, CEO da F&P, declarou: “Isso significa que, mais do que nunca, é importante que o consumidor adquira uma visão mais abrangente dos riscos, entre eles aqueles inerentes aos produtos sem garantias, a fim de que possam tomar as decisões mais adequadas em relação a sua poupança de aposentadoria”.

 As quatro “frentes” do plano da F&P são as seguintes:

  • Introdução de projeções de benefícios contendo mais informações e potenciais cenários de incerteza;
  • Maior clareza quanto aos investimentos dos ativos previdenciários;
  • Introdução de um método de classificação de riscos simples e uniforme;
  • Orientações sobre melhores práticas.

Bremer Rasmussen afirmou que a indústria previdenciária propõe-se a entregar os melhores benefícios possíveis e que a Dinamarca já é internacionalmente reconhecida pela qualidade de seu sistema previdenciário e ferramentas à disposição do consumidor.

“Queremos manter essa reputação no futuro; esse é o pano de fundo dessa iniciativa.”

A F&P disse que o conselho da associação vem trabalhando no desenho e implantação da estratégia desde o ano passado.

Apesar de o trabalho ainda não estar concluído, a associação optou pela publicação do plano frente ao apelo da Autoridade de Supervisão Financeira Dinamarquesa (Finanstilsynet ou FSA) para que esse assunto fosse mais amplamente debatido. 



IPE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br