TRABALHADORES RECEBEM OFERTAS PARA ABRIR MÃO DAS PENSÕES BASEADAS NO SALÁRIO FINAL


Os trabalhadores britânicos estão recebendo ofertas de valores elevados para que abram mão das pensões baseadas no salário final.

As empresas estão fazendo ofertas de “tirar o fôlego” aos trabalhadores para que eles recebam, em dinheiro e de uma só vez, o valor devido pelos fundos de pensão. A intenção é reduzir os custos cada vez maiores com o provimento de benefícios vitalícios.  

Consultores financeiros afirmam que um grande número de funcionários está tentado a aceitar a oferta generosa, abrindo mão, portanto, de seu plano de Beneficio Definido.  

Essa tendência vai totalmente de encontro ao que recomenda o The Pension Regulator (TPR), ou seja, que o trabalhador busque a garantia de uma renda vitalícia protegida contra a inflação.

“As ofertas são as maiores que já vimos. Há muitas empresas buscando ativamente a redução dos riscos previdenciários e esse tipo de troca é tida como uma situação onde todos saem ganhando”, declarou ao Financial Times o sócio da consultoria Tideway Wealth, James Baxter.

Bancos, lojas de varejo e seguradoras estão entre as empresas cujas ofertas podem chegar a até 35 vezes o valor da poupança individual de aposentadoria. No ano passado, os valores eram de cerca de 20 vezes o saldo de conta.  

A tendência gera preocupações de que os trabalhadores estariam abrindo mão de sua segurança financeira de longo prazo a favor de ganhos de curto prazo.

Leon Buckley, especialista previdenciário da consultoria Tilney Bestinvest, afirmou: “As ofertas são sedutoras e as pessoas estão inclinadas a aceitar o dinheiro”.

“Há o sério risco de as pessoas ‘acordarem’ em 10 anos e perceberem que teria sido melhor manter a pensão.”

 Especialistas dizem que a maior oferta de pecúlios é consequência das baixas taxas de juros, responsáveis por elevar os custos dos fundos de pensão.

Ao pagar pecúlios, as empresas conseguem reduzir as obrigações futuras dos planos.  

Especialistas argumentam ainda que os valores ofertados pelos empregadores aumentaram após o Brexit e a queda do valor dos títulos públicos.



The Telegraph
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br