CRISE PREVIDENCIÁRIA NÃO SERÁ SUPERADA POR ALTOS RETORNOS, DIZ A MOODY'S


Ainda que o mercado de ações atinja retornos recordes, os planos de pensão de estados e municípios americanos não poderão ser salvos.

Mesmo diante de um cenário extremamente otimista, com retornos de 25% acumulados durante o período 2017-2019, o problema crônico de falta de financiamento dos planos públicos do país não seria resolvido, diz um relatório do Moody's Investors Service.

A crescente lacuna entre o quanto os governos estaduais e locais deverão pagar aos seus funcionários e quanto os fundos têm acumulado para cobrir o pagamento de benefícios aumentou para mais de US$ 4 trilhões em todo o país. O estado de Nova Jersey é o que possui a maior lacuna de fundeamento, seguido de perto por Kentucky e Illinois.

O cenário otimista que prevê retornos acumulados de 25% nos investimentos reduziria os passivos previdenciários líquidos em apenas 1% até o final de 2019 devido a retornos negativos anteriores e baixos índices contributivos. Enquanto isso, um cenário considerado mais realista, de 19% em retornos, resultaria no aumento de 15% dos passivos.

“Para muitos estados e municípios, a exposição a passivos em descoberto já alcança níveis recordes ou próximos disso. Como os custos tendem a aumentar ainda mais, o desempenho dos investimentos dos fundos de pensão é primordial para a qualidade do crédito de muitos governos”, salientou o relatório.



Bloomberg
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br