UMA EM CADA OITO PESSOAS PLANEJA SACAR, DE UMA SÓ VEZ, TODOS OS RECURSOS PREVIDENCIÁRIOS NO ANO QUE VEM


Mais de 200 mil pessoas - uma em cada oito elegíveis - planejam sacar a totalidade do saldo previdenciário no ano que vem, após o Ministro da Fazenda britânico, George Osborne, ter dado aos pensionistas “total liberdade” para que utilizem os recursos de aposentadoria da maneira como preferirem.

Os números foram levantados por pesquisa realizada por uma firma de investimento. O levantamento também apurou que uma em cada cinco pessoas dispostas a sacar toda a poupança previdenciária pretende gastar parte dos recursos com viagens, enquanto 8% dizem ter a intenção de comprar um carro.

A pesquisa, veiculada pelo jornal The Times, evidencia que 12% dos indivíduos elegíveis para uso dos recursos previdenciários pretende sacar todo o saldo de conta no ano que vem.

Batizada de “The Ipsos Mori poll” e realizada pela gestora Hargreaves Lansdown, a pesquisa também apurou que 12% planejam gastar o dinheiro em reformas em suas casas, enquanto 14% dizem que pretendem ajudar os filhos. Outros 13% desejam pagar dívidas e 23% almejam economizar.

Osborne afirmou, no começo do ano, que as pessoas deveriam “ser livres para escolher o que pretendem fazer com seu dinheiro”. A declaração foi feita durante o anúncio de mudanças na lei previdenciária.

A partir do ano que vem, aqueles que se aposentam ou estão prestes a se aposentar podem realizar uma série de saques ao invés de serem forçados a adquirir um produto financeiro após o primeiro saque. 25% dos recursos sacados estão isentos de impostos; os outros 75% estarão sujeitos à taxa marginal do imposto de renda.

Entretanto, há grandes preocupações acerca das consequências de tal liberdade. Críticos advogam que a isenção da compra de uma anuidade poderá gerar enormes problemas à medida que os pensionistas vêm sendo encorajados a sacar os recursos para investir em imóveis para aluguel sem ter consciência da tributação pesada à qual os saques únicos estão sujeitos.

Tom McPhail, chefe de Pesquisa Previdenciária da Hargreaves Lansdown, afirmou: “Embora sejamos apoiadores dos princípios que regem as reformas, a velocidade e a complexidade dessas mudanças farão com que muitos investidores acabem pagando impostos elevados e desnecessários ao governo. O ministro elaborou, de forma bastante eficaz, uma estrutura que gerará muita receita para o Estado às custas de pensionistas mal informados.”

Dados levantados pela Hargreaves Lansdown indicam que um pensionista com saldo de £100 mil teria que pagar £34.500 em impostos caso optasse por um saque único no ato da aposentadoria. 



The Guardian
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br