IRLANDESES DEPENDEM MAIS DO SISTEMA ESTATAL


Os irlandeses dependem cada vez mais do sistema estatal de aposentadoria como única fonte de renda na velhice. A constatação vem em meio a dúvidas crescentes sobre a sustentabilidade do sistema.

Aumento de 4%

Embora um número maior de cidadãos venha reportando melhorias na situação financeira das famílias, 44% dos que não possuem um plano de previdência privada afirmam que dependem exclusivamente do sistema estatal como fonte de renda na aposentadoria. No ano passado, esse patamar era de 40%.

Cerca de 33% declaram que ainda não pensaram em como irão se manter na idade avançada de acordo com o Índice Anual de Pensões elaborado pela Friends First.

Ao serem questionados sobre o que fariam caso a renda mensal familiar aumentasse, apenas um em cada dez respondentes indicou que investiria num plano de pensão. 15% utilizariam os recursos adicionais em viagens e 25% aplicariam o dinheiro em melhorias no imóvel onde residem. Apesar disso, 75% dos respondentes afirmam não estarem convictos de que terão renda suficiente na aposentadoria.

Entre aqueles que possuem um plano de pensão, a pesquisa apurou que a tendência - impulsionada pelo longo período de recessão - de reduzir os valores de contribuição ao plano parece estar próxima do fim, com 20% efetuando ajustes para mais nos aportes aos programas previdenciários.

“O adiamento do planejamento para a aposentadoria ainda é fonte de preocupação”, afirma Simon Hoffman, diretor de Previdência e Investimentos da Friends First.

Forte pressão

“O número de pessoas que optam por depender do sistema estatal colocará forte pressão sobre o Estado nos próximos anos, já que aqueles desprovidos de um plano de pensão privado poderão ter dificuldades financeiras na velhice, dependendo, muitas vezes, de um beneficio inferior ao salário mínimo atual.”

Há, no entanto, uma faixa etária que registrou crescimento no volume de poupança previdenciária. Trata-se dos indivíduos com 25 a 34 anos de idade. Nesse grupo, 39% possuem um plano de pensão privado contra 36% registrados no ano passado. 



The Irish Times
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br