FUNDO DE PENSÃO DO JAPÃO COMEÇA A CONTRATAR GESTORES PARA ATIVOS ALTERNATIVOS


Em linha com sua estratégia de investir em ativos mais arriscados, o Japan’s Government Pension Investment Fund (GPIF) iniciou, na terça-feira, o processo de seleção de gestores de ativos para alocações em private equity, infraestrutura e imóveis.


Em seu primeiro processo de seleção de gestores externos para investimentos nos chamados ativos alternativos, o GPIF busca contratar um número não especificado de investidores institucionais para cuidar de transações no Japão e em outros países desenvolvidos.

 

Em 2014, o fundo reduziu suas participações em títulos públicos nacionais de baixa rentabilidade e passou a investir mais em ações. A mudança de direcionamento seguiu uma diretriz do governo no sentido de estimular retornos mais altos dos ativos previdenciários, ajudando o Japão a sair da deflação.

 

A escala de investimento nas três classes de ativos só será decidida quando o fundo tiver avaliado a capacidade de investimento dos candidatos, disse um porta-voz do GPIF.

 

Tal como acontece com os atuais investimentos do GPIF em ações e títulos, os gestores de ativos alternativos irão supervisionar os “fundos de fundos” em contas criadas especialmente para o GPIF.

 

Em dezembro do ano passado, o fundo gerenciava 144,8 trilhões de ienes (US$ 1,31 trilhão) em ativos, tendo registrado, no terceiro trimestre, ganhos de US$ 92 bilhões devido à forte alta no mercado de ações japonês.

 

O limite superior para investimentos alternativos do GPIF foi estabelecido em 5% do total da carteira, mas no final de dezembro esse patamar era de apenas 0,07%.



VCCircle
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br