CONTRIBUIÇÃO PARA PLANOS CD DE PEQUENO PORTE IRLANDESES ESTÁ EM NÍVEIS BAIXÍSSIMOS, APONTA PESQUISA


Uma pesquisa abrangendo 6.430 planos CD na Irlanda revelou que 53% dos empregadores que patrocinam programas de pequeno porte contribuem menos que 5%. “Esse nível de contribuição é totalmente insuficiente. Todos os envolvidos nesses planos deveriam considerar a elevação dos patamares contributivos ou a busca por outras opções de financiamento da aposentadoria”, afirma o CEO da Associação Irlandesa de Fundos de Pensão (IAPF), Jerry Moriarty.

Quantitativamente, o total contributivo vertido aos planos corresponde a apenas 11,1% dos salários, sendo 5,7% do empregador e 5,4% do empregado.

O levantamento também indica que, entre os planos maiores, o nível contributivo varia entre 8% e 15%. Embora haja uma maior conscientização da necessidade de elevar as contribuições totais aos programas, apenas 4,5% desses planos registram contribuições superiores a 15% no total, informa a IAPF.

“Apesar de haver muita publicidade em torno dos potenciais cortes em benefícios BD tradicionais, os empregados filiados a planos CD têm diante de si desafios ainda maiores em termos de adequação da renda de aposentadoria. A principal diferença é que os participantes de planos CD, em geral, têm um controle bem maior sobre as opções de investimento e os valores constantes nas contas individuais”, explica Moriarty.

O CEO da Associação argumenta que a entrada tardia no plano tem sido um assunto bastante debatido em algumas empresas. Como solução, alguns empregadores têm lidado com a questão por meio da inscrição automática do empregado já a partir do primeiro dia no emprego. “Dessa maneira, o empregado é obrigado a declarar expressamente que não pretende participar do programa previdenciário”. 



Pension Funds Online
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br