FUNDOS DE PENSÃO SE DESTACAM COMO GESTORES TERCEIRIZADOS


As seguradoras não são mais as únicas a ter sucesso na gestão de recursos de terceiros. Diversos fundos de pensão também têm se aventurado nessa área com resultados bastante interessantes.

 Saker Nusseibeh, CEO da Hermes Fund Managers, gestora com £26,9 bilhões em ativos, além de proprietária e maior cliente do fundo de pensão londrino BT (£40 bilhões em patrimônio), declarou à Pensions & Investments, em junho, que a proposta é diversificar sua base de clientes.

Atualmente, os ativos de terceiros correspondem a 23,3% do total de recursos da asset manager. Contudo, por meio da composição de novas equipes e estratégias, que pretendem atrair os investidores institucionais americanos, Nusseibeh tem a intenção de elevar consideravelmente tal proporção.

A provedora de serviços previdenciários holandesa PGGM, com €167 bilhões (US$ 223,8 bilhões sob gestão), se desenvolveu a partir do fundo de pensão Pensioenfonds Zorg en Welzijn (PFZW). A fundação, que administra benefícios dos funcionários do setor de saúde, possuía, em junho deste ano, 151,5 bilhões de euros em ativos.

“As duas organizações foram segregadas em 2008 e agora a PGGM gerencia ativos de sete clientes institucionais”, informa Eloy Lindeijer, gerente de investimentos da empresa. “A principal vantagem de contratar e recontratar clientes novo e antigos é a disciplina que isso traz para os nossos processos e para a organização como um todo, nos forçando a manter-nos como líderes do mercado no que diz respeito à qualidade, eficiência e disponibilidade de serviços. Acreditamos que a experiência e a expertise trazidas pelos novos clientes seja benéfica para os clientes mais antigos também.”

Lindeijer informou que cerca de 11% dos ativos do PGGM são administrados em nome de diferentes clientes, excluindo-se aí o PFZW. Não há, segundo o executivo, uma meta da gestora em relação ao alcance de um determinado volume de ativos provenientes dos clientes terceirizados. 



Pensions and Investments
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br