FUNDOS PÚBLICOS TRABALHAM PARA MELHORAR PLANOS


Os sistemas públicos de aposentadoria dos EUA estão cortando gastos, aumentando os níveis de fundeamento e ajustando os benefícios para fortalecer a sua capacidade de atender aos servidores públicos nos próximos anos, revela um estudo anual publicado pela Conferência Nacional de Sistemas Públicos de Aposentadoria.

Em 2016, os sistemas de aposentadoria reduziram as despesas administrativas e os valores pagos a gestores de ativos para 56 pontos base - ou 56 centavos para cada $100 investidos - contra 60 pontos base em 2015. Tal patamar é bem inferior à taxa média de 68 pontos base praticada nos fundos mútuos de ações e de 77 pontos base em vigor nos fundos mútuos híbridos, que incluem ações e títulos. “Ao controlar as taxas, os fundos de pensão demonstram que podem ser mais vantajosos para os participantes se comparados à maioria dos fundos mútuos”, diz Hank H. Kim, diretor executivo e consultor jurídico da National Conference on Public Employee Retirement Systems (NCPERS).

Os níveis médios de fundeamento - ou seja, o valor dos ativos do plano de pensão dividido por uma medida atuarial do passivo previdenciário - subiram pelo terceiro ano consecutivo, chegando a 76,2% em 2016 ante 74,1% em 2015 e 71,5% em 2014. Mesmo com o aumento das taxas de juros, os fundos continuaram a apertar as hipóteses atuariais. Quase 40% dos pesquisados afirmam ter reduzido sua taxa de juro atuarial e quase 30% dizem pretender fazê-lo no futuro.

Os fundos também continuam a exercer pressão sobre os benefícios. Mais de 30% dos entrevistados disseram ter aumentado as contribuições dos trabalhadores, a idade para se ter direito ao benefício ou revisado os requisitos de elegibilidade.

Os fundos obtiveram bons retornos ​​de três, cinco e vinte anos em 2016, algo próximo ou superior a 8%. Os retornos agregados em 10 anos foram de 6,2%, enquanto os retornos anuais somaram 1,7%. (O retorno anual dos planos com exercício encerrado em dezembro foi de 2,4%). “Todos os sinais apontam para a melhoria contínua do nível de fundeamento dos sistemas públicos de aposentadoria”, diz Kim.

O “2016 NCPERS Public Retirement Systems Study” baseou-se em respostas de 159 fundos de pensão de governos estaduais, locais e provinciais, somando mais de 10 milhões de participantes e volume de ativos superior a US$ 1,5 trilhão. A maioria dos respondentes (77%) foi composta por fundos de pensão locais, enquanto 23% eram fundos de pensão estaduais.



Plan Sponsor
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br