PESQUISA REVELA QUE A INÉRCIA EM POUPAR PARA A APOSENTADORIA AUMENTA COM A IDADE


Poupadores mais velhos estão subestimando suas necessidades em termos de renda de aposentadoria, suspendendo as contribuições à medida que envelhecem, revela uma pesquisa conduzida pela Friends Life.

Outra pesquisa conduzida pela empresa YouGov apurou que quase 25% dos indivíduos com mais de 55 anos que possuem um plano de pensão deixaram de verter contribuições para o programa. 14% das pessoas com idades entre 35 e 44 anos que possuem um plano de pensão não realizam qualquer tipo de contribuição, percentual que chega a 17% na faixa etária entre 45 e 54 anos. Entre os indivíduos com 18 a 24 anos, todos que participam de um plano de pensão estão contribuindo, embora apenas 10% deles estejam poupando para a aposentadoria.

O estudo demonstra forte disparidade entre o que diferentes grupos etários pensam sobre o nível de renda adequado na aposentadoria. Entre aqueles com 18 a 24 anos, a expectativa é por uma renda anual de aposentadoria de £17.440, o que acarretaria num déficit anual de £4.840 se forem considerados o custo de vida e os gastos com moradia, salienta a Friends Life.

Andy Briggs, executivo-chefe da Friends Life, diz estar satisfeito com os resultados da pesquisa, já que eles mostram que as pessoas estão se preparando desde cedo para a aposentadoria. “Contudo, nossa pesquisa também sugere que a inércia vem com a idade, já que muitas pessoas têm outras prioridades ao longo de suas vidas como, por exemplo, economizar para a cerimônia de casamento ou investir na educação dos filhos.”

Publicado em novembro, um relatório da Aegon revelou que apenas 6% de um total de 4.083 adultos estão no caminho certo para atingir a renda de aposentadoria que desejam.

Enquanto 32% dos pesquisados demonstraram estar mais otimistas em relação à aposentadoria, a pesquisa revelou que a expectativa de renda anual subiu de £35.000 para £41.000, o que implica em dizer que o número de pessoas que estão poupando o suficiente para atingir sua meta caiu 7% desde abril de 2014, época em que a Aegon publicou a primeira pesquisa sobre o assunto.



FT Adviser
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br