PLATAFORMA DE INFRAESTRUTURA DO REINO UNIDO ALCANÇA IMPORTANTE MARCO EM INVESTIMENTOS EM ENERGIA SOLAR


A iniciativa coletiva que visa facilitar os investimentos de fundos de pensão britânicos em infraestrutura atingiu um marco histórico ao receber £131 milhões (€182 milhões) em aportes durante a primeira rodada de arrecadação. 

 

A Pensions Infrastructure Platform (PIP) - organizada pela National Association of Pension Funds (NAPF) - já levantou mais de £600 milhões de fundos de pensão para projetos de infraestrutura no Reino Unido.

 

O investimento em energia solar da plataforma foi anunciado em fevereiro pela Aviva Investors, uma das gestoras externas da PIP junto com a Dalmore Capital.

 

Entre os investidores do fundo da Aviva estão o Strathclyde Pension Fund – avaliado em £15,5 bilhões – que anunciou um aporte de £20 milhões durante uma reunião no mês passado, além de Local Government Pension Schemes (LGPS) e planos de Benefício Definido do setor privado.

 

O fundo promete gerar fluxos de caixa indexados à inflação por meio de investimentos em instalações de painéis solares de pequena escala no Reino Unido, gerando uma renda trimestral aos investidores.

 

Mike Weston, presidente da PIP, afirmou que os £131 milhões captados  nos últimos quatro meses demonstram o apetite dos fundos britânicos por ativos de infraestrutura.  “Essa também é uma prova do progresso da PIP em oferecer oportunidades de investimentos que vão ao encontro das necessidades específicas dos fundos de pensão do Reino Unido”, acrescenta.

 

A plataforma  PIP foi criada pela NAPF tendo como o lema a oferta de produtos  “de fundos de pensão para fundos de pensão”. Investimentos em parcerias público/privadas (PPP) tiveram início no ano passado, através da Dalmore Capital. A iniciativa não tem fins lucrativos e utiliza, atualmente, dois gestores externos para investir em projetos de infraestrutura no Reino Unido.

 

A Dalmore possui mais de £500 milhões num fundo de ações em infraestrutura provenientes de mais de 10 fundos de pensão. Já o fundo Aviva continua a captar recursos, devendo totalizar £250 milhões até o outono.

 

Matthew Graham, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Aviva, declarou: “Desde que foi anunciado, esse fundo tem atraído grande interesse dos investidores. A proposta foi formulada para atender às necessidades dos clientes, oferecendo fluxos de caixa seguros, de longo prazo e protegidos contra a inflação, cujos retornos ajustados a riscos são atrativos.”

 

A PIP, que tem como meta atrair £2 bilhões em investimentos, trabalha atualmente para obter a autorização da Financial Conduct Authority (FCA) britânica para que possa estabelecer uma equipe interna de gestão de ativos. A plataforma também pretende lançar um fundo de investimento em infraestrutura com múltiplas estratégias, projeto que já foi desenvolvido e aguarda apenas a autorização da FCA para ser lançado.


 Em fevereiro, Weston disse ter a expectativa de que a PIP venha a ter uma mistura de investimentos diretos e indiretos em longo prazo – utilizando, inicialmente, as duas gestoras externas parceiras.


IPE.com
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br