MÉXICO: FUNDO DE PENSÃO SERÁ REPASSADO À PARAESTATAL


O Congresso aprovou a transferência do fundo de pensão a uma empresa paraestatal que contará com um conselho de administração integrado por quatro representantes do governo federal, três dos trabalhadores e seis conselheiros independentes.  

A câmara dos deputados mexicana aprovou o fim das operações da Pensionissste e a criação de uma comissão que funcionará como uma paraestatal. O Pensionissste é o fundo de aposentadoria dos funcionários públicos do país.  

O correspondente da teleSUR no México, Eduardo Martínez, comentou que a medida foi aprovada apesar de manifestações contrárias por parte de congressistas da esquerda.  

Ele explicou que a ideia dos deputados é criar uma paraestatal para que o governo, através da Secretaria de Fazenda, tenha maior presença no conselho de administração do fundo.

Martínez disse ainda que a medida é criticada porque as empresas paraestatais do país vem sendo desmembradas a fim de que suas operações sejam prejudicadas e o governo possa, posteriormente, privatizá-las, a exemplo do que aconteceu com a Petróleos Mexicanos e a Comisión Federal de Electricidad.

O jornalista informa que 4,5 milhões de trabalhadores dependem do Pensionissste para o provimento de renda na aposentadoria.

“Faz tempo que as aposentadorias são administradas por empresas privadas no México, situação que gera problemas devido aos altos custos administrativos”, alega Martínez. No momento, acrescenta, muitos trabalhadores não sabem qual o destino, tampouco o valor acumulado nas contas de aposentadoria.  



www.teleSURtv.net
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br