ROLLS-ROYCE TRANSFERE PLANO DE PENSÃO DA VICKERS EM TRANSAÇÃO DE £1 BILHÃO COM A L&G


A Rolls-Royce Holdings, empresa britânica de maior prestígio no mundo, fechou um acordo de mais de £1 bilhão para se livrar de parte dos passivos previdenciários em meio à ampla reestruturação promovida pelo novo CEO.

A Sky News apurou que a Rolls-Royce concordou com os termos da transação em que a Legal & General (L&G) assumirá a responsabilidade pelo pagamento dos benefícios de aposentadoria de aproximadamente 10 mil atuais e ex-funcionários.  

Os trabalhadores afetados pertenciam ao plano de Benefício Definido administrado pela Vickers, empresa especializada em propulsão marítima adquirida pela Rolls-Royce em 1999. O negócio de £576 milhões foi, na época, a maior aquisição na história da Rolls-Royce.

A transferência do plano da Vickers para a L&G inclui a garantia de pagamento dos direitos acumulados pelos participantes, refletindo uma tendência cada vez mais forte em prol de operações de buyout por empresas de grande porte.

A L&G tem realizado grandes operações de transferência de risco previdenciário no Reino Unido, competindo com outras seguradoras especializadas como a Rothesay Life e a Pension Insurance Corporation.

Entre as grandes empresas com as quais a L&G fechou acordos similares estão a gigante petroquímica ICI e a fabricante de peças automotivas TRW.

O acordo da L&G com a Rolls-Royce ocorre semanas após o grupo de engenharia, que ainda se recupera de recorrentes perdas de lucratividade registradas na gestão anterior, ter anunciado a união dos demais planos BD num único programa.

Warren East, que foi lançado a CEO do grupo no ano passado, fez mudanças significativas na gestão da Rolls-Royce, incluído cortes significativos no quadro de funcionários.  

A consolidação dos planos permitiu o aumento de benefícios para os cerca de 86 mil participantes do novo programa previdenciário, que conta com um superávit da ordem de £1 bilhão.  

A empresa já havia feito um hedge contra eventuais cortes nas taxas de juros, protegendo-se, assim, de muitos dos problemas enfrentados por outros planos de pensão.

A queda da rentabilidade dos títulos públicos ocorrida após a votação do Brexit trouxe o problema de volta ao topo da agenda dos patrocinadores de planos.

No mês passado, o Financial Times atribuiu a seguinte declaração a Joel Griffin, diretor da área previdenciária da Rolls-Royce: “O Brexit acabou não trazendo prejuízos a todos os patrocinadores de planos”.

Tanto a Rolls-Royce quanto a L&G não quiseram se manifestar sobre o acordo. 



Sky News
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