TOYLOY: ADIEMOS A DATA DE APOSENTADORIA


Angela Toyloy, diretora do Conselho Nacional de Idosos da Jamaica (National Council for Senior Citizens - NCSC), sugeriu o aumento da idade mínima de aposentadoria para que o segurado tenha direito ao beneficio integral.  

Atualmente, a idade mínima é de 65 anos para os homens, devendo ser a mesma para as mulheres até março de 2016.

Toyloy ressaltou a importância da medida, acrescentando que as pessoas estão vivendo cada vez mais. Devido a isso, diz ela, os trabalhadores deveriam ter a oportunidade de permanecer no mercado, caso assim desejem, por meio de mecanismos que viabilizem a sua empregabilidade nas empresas nas quais trabalham.

“Quando nos aposentamos aos 60 ou 65 anos, podemos viver outros 20 ou 30 anos; dessa forma, parte desse período poderia ser dedicado ao pagamento de pensões mais elevadas ao invés de salários”, argumenta.

Força de trabalho

A diretora executiva diz ainda que o aumento da idade de aposentadoria poderia ajudar ao invés de prejudicar a entrada de jovens no mercado. “Tendo em vista as mudanças demográficas, apuramos que menos jovens estão entrando no mercado. Os mais velhos poderiam atuar como consultores ou empregados em meio-período. O mercado não tem que ser composto exclusivamente por cidadãos com idade avançada. Eles, inclusive, poderiam orientar os mais jovens profissionalmente”, explicou.

De acordo com o levantamento 'World Health Statistics 2014', publicado pela Organização Mundial de Saúde, tendo-se como base a média global, um indivíduo do sexo feminino nascido em 2012 deverá viver até os 73 anos; já os indivíduos do sexo masculino devem chegar até os 68 anos. A expectativa de vida desses indivíduos é seis anos maior do que a expectativa daqueles nascidos em 1990.

Em função do aumento da longevidade, Toyloy também ressalta a importância de as pessoas contribuírem para o sistema estatal, em especial aqueles que não possuem um vínculo formal de emprego. Segundo a especialista, esse público é o que tende a sofrer mais na aposentadoria em decorrência da ausência de planejamento financeiro.



The Cleaner - Jamaica
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br