PROFISSIONAIS AINDA DESCONHECEM SUAS REAIS NECESSIDADES EM TERMOS DE RENDA DE APOSENTADORIA


Nova pesquisa da provedora de serviços financeiros inglesa Wesleyan revela que a maioria dos profissionais está preocupada com o financiamento adequado da aposentadoria. O levantamento teve como enfoque principal o público-alvo da empresa, que é composto por médicos, advogados, dentistas e professores. Os respondentes declararam precisar de £39.350 ao ano durante a fase de aposentadoria, valor bem superior a £14.376, que é a renda previdenciária média do Reino Unido. 27% dos indivíduos consultados possuem somente a pensão como fonte de renda de aposentadoria, enquanto mais da metade manifestou a intenção de utilizar a própria moradia para fins de complementação de renda.

A pesquisa também mostrou que mais de dois terços (67%) dos respondentes não têm a menor ideia de qual seria o valor de beneficio gerado pelo plano de pensão, e proporção similar (61%) demonstrou preocupação com o fato de não ter dinheiro suficiente para garantir uma aposentadoria financeiramente confortável.

Somente 27% dos consultados dizem ter se preparado precocemente para a aposentadoria, parcela inferior à registrada em 2011 (34%), ao passo que um quarto dos respondentes (26%) acreditam que terão que trabalhar após a idade mínima para a percepção do beneficio.

46% dos entrevistados revisam os cálculos relativos à poupança de aposentadoria menos de uma vez por ano; desse total, mais da metade diz não lembrar a última vez que examinou os demonstrativos enviados pelo plano ou sequer se deu ao trabalho de ler a documentação desde a inscrição no programa previdenciário.

“Em geral, as pessoas possuem um ‘ponto cego’ quando o assunto é planejamento da aposentadoria. Elas também tendem a superestimar o montante necessário para que tenham uma aposentadoria minimamente confortável”, argumenta Samantha Porter, Diretora de Marketing da Wesleyan.

“O mais importante é ter um objetivo e fazer o necessário para atingi-lo. O planejamento da aposentadoria deve ser parte integral do planejamento financeiro do indivíduo, uma vez que eventuais mudanças no regime tributário e as recentes iniciativas anunciadas pelo Ministério da Fazenda podem impactar tal planejamento. Nós recomendamos que todos adquiram o hábito de consultar seu saldo de poupança previdenciária pelo menos uma vez por ano”, acrescenta a executiva. 



Actuarial Post
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br