APENAS 1 EM CADA 4 PLANOS DE PENSÃO SUPERA A INFLAÇÃO


Segundo a firma de pesquisa Morningstar, apenas 1 em cada 4 planos de pensão comercializados na Espanha conseguiu superar a inflação nos últimos 15 anos.

De acordo com dados da Asociación de Instituciones de Inversión Colectiva y Fondos de Pensiones (Inverco), a rentabilidade média dos planos de pensão nos últimos 15 anos foi de 2,15%. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) anualizado foi de 2,84%, um patamar que 222 dos 260 produtos disponíveis não conseguiram alcançar.

Levando-se em conta diferentes categorias, apenas 5 dos 45 produtos de renda variável bateram a meta; 11 dos 26 fundos de renda fixa; 21 dos 178 fundos mistos e 1 dos 11 fundos de moeda.

Habilidades adicionais

Muitos especialistas advogam que a expertise externa poderia ajudar a indústria de fundos a melhorar a qualidade dos produtos ofertados. Paula Mercado, diretora de Análise da VDOS Stochastics, afirma que “a possibilidade de gestoras estrangeiras virem a administrar os planos de pensão ofertados aos espanhóis possivelmente ajudaria a aumentar a qualidade da oferta.”

Mas a associação de fundos de pensão não parece cogitar essa possibilidade pelo menos por enquanto. “Há muitas opiniões e cada um tem a sua. É verdade que os fundos de investimento se desenvolveram mais e possuem quase três vezes mais patrimônio do que os fundos de pensão, mas as razões para que isso aconteça vão muito além da participação de empresas estrangeiras no mercado”, observa Ángel Martínez Aldama, presidente de Inverco.

Também é preciso estar a tento às taxas cobradas, recomendam especialistas. No ano passado, o governo reduziu o teto das despesas administrativas dos fundos de pensão de 2% para 1,5%, patamar ainda considerado elevado. Apenas 29% dos planos domiciliados na Espanha possuem custo inferior ao limite legal. 



Periodista Digital
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br