FUNDOS DE PENSÃO DEDICAM 800 MILHÕES DE EUROS A EMPRÉSTIMOS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS


Uma nova instituição criada por um grupo de fundos de pensão holandeses com o apoio do governo afirma ter acumulado um total de 800 milhões de euros (US$870 milhões) a ser destinado à empréstimos para pequenas e médias empresas do país.

 

A Nederlandse Investeringinstelling (NLII) foi fundada no ano passado para lidar com a falta de crédito disponível para pequenos e médios empreendimentos nos Países Baixos apesar dos baixos níveis históricos de financiamento do Banco Central Europeu para os bancos holandeses.

 

Os principais fundos de pensão da Holanda - incluindo nomes como ABP, PGGM e outros, que juntos possuem aproximadamente 1,4 trilhão de euros sob gestão - concordaram em financiar a NLII após a classe política ter argumentado que seria razoável que as fundações aumentassem os investimentos no país onde vivem seus participantes.

 

A NLII disse, na quarta-feira, ter estabelecido um Fundo de Empréstimos a Empresas com 500 milhões de euros em ativos a ser expandido, no futuro, para um bilhão de euros. O fundo, gerido pela gestora Robeco, participará de empréstimos bancários a empresas saudáveis de setores cuja exposição dos bancos já encontra-se em níveis demasiadamente elevados.

 

 Além disso, a NLII informou ter lançado um Fundo de Empréstimo Subordinado com 300 milhões de euros em ativos destinados a negócios bem-sucedidos que, por já possuírem muitas dívidas, não podem mais qualificar-se para empréstimos bancários.

 

 Este fundo, por sua vez, será gerido pela Aegon Asset Management e os empréstimos concedidos receberão uma garantia estatal de 50% do principal. 



Reuters
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br