'PARCERIAS INFORMAIS' DE FUNDOS DE PENSÃO NÃO AGRADAM O GOVERNO, DIZ LPFA


No orçamento do mês de julho, o governo britânico manifestou a intenção de exigir que os fundos de pensão de municípios - Local Government Pension Schemes (LGPS) - invistam coletivamente a fim de se tornarem mais eficientes.

Desde então, os fundos LGPS vêm conversando entre si e com o Tesouro a fim de formar parcerias. Concomitantemente, veículos de investimento coletivos têm trabalhado para se expandir e alcançar os valores demandados pelas autoridades (algo em torno de £30 bilhões).

No entanto, o presidente recém nomeado da London Pension Funds Authority - LPFA, Merrick Cockell, alerta que os esforços feitos pelos fundos até o momento podem não satisfazer às exigências. “O governo fala sobre reunir ativos e passivos. Não se trata de parcerias semi-informais; mas de congregar ativos numa única piscina.” Segundo ele, as estruturas já disponíveis aos fundos LGPS não são suficientes para o Tesouro.  

Cockell faz referência à Agência Municipal de Títulos (Municipal Bond Agency), criada para estimular empréstimos entre autoridades locais e instituições financeiras (bancos, etc.), como um exemplo das dificuldades para fazer com que os municípios trabalhem juntos sem que haja uma estrutura formal. “A agência de títulos conta com a participação de apenas 56 autoridades locais. A ideia de que as autoridades locais se unam num veículo de contratação passiva não é realista”, disse Cockell.

Ele afirma que são necessárias parcerias sólidas como as celebradas entre a autoridade londrina de fundos locais (London Pension Funds Authority - LPFA) e a cidade de Lancashire, cujos investimentos foram integralmente reunidos, e com o fundo da região da grande Manchester, cujo resultado foi um fundo de investimento em infraestrutura no valor de £500 milhões. Esse tipo de estrutura formal, argumenta Cockell, permite que as autoridades mantenham o controle sobre o que está sendo feito.  

 “Os conselheiros eleitos e membros da diretoria possuem um dever fiduciário para com os participantes e isso deve permanecer. A parceria entre as cidades de Lancashire e Londres foi firmada por meio de um acordo soberano em que os fundos mantêm sua independência e respectivas responsabilidades.”

 “O governo demanda iniciativas complexas, morosas, que requerem uma estruturação adequada. Pensar que cada fundo pode conduzir essas negociações de forma independente não é nada realista.” 



Local Government Chronicle
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br