GESTORES DE FUNDOS DE PENSÃO BEM SUCEDIDOS DISCUTEM ESTRATÉGIAS


 Algumas das melhores estratégias de investimento não vêm de Wall Street, mas de fundos de pensão públicos.

Em 2013, segundo a empresa de pesquisa em investimentos Morningstar, o fundo de pensão público americano que obteve maior rentabilidade foi o City of Jacksonville Retirement System, com retorno de 22,3%. “Nos últimos 12 a 24 meses o que fizemos foi pegar parte da rentabilidade e vender uma parcela do nosso portfólio de títulos corporativos, transferindo esses recursos para a renda variável”, informou, em entrevista a CNBC, o CFO do fundo, Ronnie Belton. Em 2014, a estratégia de Benton é pegar os lucros de large caps e small caps e buscar boas oportunidades em mercados emergentes.

O estado americano de Nevada tem três fundos de pensão entre os dez mais lucrativos no ranking da Morningstar. O Nevada Judicial Retirement System fund ficou em terceiro na lista, com retorno de 19,7% no ano passado. O Nevada Legislators Retirement System levou o quarto lugar, com um retorno de 19,4%, e o Nevada Public Employees Retirement System (NVPERS) assumiu a oitava posição, com rentabilidade de 18,1%.

“A nossa abordagem é simples. Temos uma alocação tradicional com muitos fundos indexados”, explica Steve Edmundson, CIO da NVPERS, que também administra os outros dois fundos do estado que integram a lista. “Basicamente, a nossa concentração no S&P 500 é maior do que a dos outros fundos públicos.”

A alocação de ativos de Edmundson tem 42% em ações domésticas, 18% em papéis internacionais, 30% em títulos domésticos e 10% em mercados privados, incluindo-se aí imóveis e private equity.

O Nashville and Davidson County Metropolitan Government Employee Benefit Trust Fund ocupa a sétima posição na lista da Morningstar com retornos da ordem de 18,3%. O fundo alocou 15% de seus ativos em renda fixa alternativa, uma aposta que mostrou-se bastante vantajosa, com retornos anuais de 27%.

“À medida que bancos europeus e bancos em geral vêm emprestando cada vez menos, nós temos visto oportunidades na concessão de empréstimos a companhias energéticas e de tecnologia. O setor tecnológico necessita de altos volumes de capital, então decidimos ampliar o crédito a esse grupo, bem como os investimentos em infraestrutura, energia e imóveis”, declarou Fadi BouSamra, CIO do Nashville and Davidson County Metropolitan Government Employee Benefit Trust Fund



CNBC
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br