FUNDOS DE PENSÃO DEVERÃO DIVULGAR TAXAS OCULTAS


O governo anunciou que passará a exigir que os gestores de fundos de pensão divulguem quaisquer taxas ocultas que possam comprometer a poupança previdenciária. O ministro da Previdência, Steve Webb, afirmou que a transparência dos planos CD corporativos é primordial para que as pessoas possam tomar decisões bem embasadas em relação à aposentadoria.  

Ano passado, a agência reguladora de relações comerciais no Reino Unido (The Office of Fair Trading - OFT) alertou que havia “transparência insuficiente nos planos, o que dificultaria a comparabilidade entre taxas e comprometeria a ampla concorrência no mercado”.

Em nota, Webb declarou que os futuros ministros terão o dever de criar regras para garantir a transparência dos custos de transação. Na quinta-feira, dia 27/02, uma emenda à Lei Previdenciária foi introduzida no Parlamento. “A transparência de custos e taxas é fundamental para a boa governança dos planos, além de permitir a comparação entre diferentes programas. Ao demandar maior transparência, o governo está dando um importante passo rumo à implantação de uma estratégia mais ampla que tem como objetivo assegurar a cobrança de taxas justas dos indivíduos que são inscritos automaticamente nos planos do empregador.”

O governo afirma que um trabalhador que economize £100 por mês ao longo de 46 anos pode perder £170 mil de sua poupança previdenciária caso o plano pratique uma taxa de 1%. Se a taxa for de 1,5%, esse valor pode chegar a £230 mil. “O governo parece ter cedido à pressão do Partido Trabalhista no que tange à promoção da transparência nos planos de pensão; contudo, os ministros acataram, até agora, apenas metade das propostas do partido”, argumenta Gregg McClymont, um dos líderes da oposição.

O Diretor Executivo da organização de proteção ao consumidor ‘Which?’, Richard Lloyd, acredita que a medida sozinha não será suficiente para ‘acabar com as taxas extorsivas cobradas por alguns planos’. “Seria importante termos um limite máximo de 0,5%.”



Herald Scotland
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br