SOLVÊNCIA II PODE DOBRAR INVESTIMENTOS EM REITS LISTADOS, DIZ A EPRA


O Acordo Solvência II pode levar a um maior fluxo de investimentos em imóveis europeus de acordo com Dominique Moerenhout, CEO da Associação Europeia de Imóveis (European Real Estate Association - EPRA).

Em palestra na Conferência EPRA 2017, em Londres, Moerenhout disse que a mudança nos requisitos de capital das seguradoras permitiria que o setor imobiliário fosse tratado como investimento imobiliário direto, aumentando significativamente o capital imobiliário.

De acordo com as atuais regras do Solvency II, a ponderação da classificação de risco de capital exigida para imóveis listados é de 39% em comparação a 25% para investimentos diretos em propriedades.

 “Se conseguirmos convencer a UE, acreditamos que poderemos dobrar o mercado, que passaria de €250 bilhões, hoje, para €500 bilhões somente na Europa”, disse Moerenhout.

“A EPRA tem trabalhado para que a Comissão Europeia reduza o fardo que recai sobre a indústria no âmbito das negociações do Plano de Ação dos Mercados de Capitais da União e da Revisão da Solvência II.”

De acordo com a EPRA, os investimentos em seguradoras europeias é avaliado em 10 trilhões de euros, enquanto o investimento em imóveis é extremamente limitado.

“Os fundos de pensão e as companhias de seguro estão buscando um ativo de maior rentabilidade que cubra os passivos de longo prazo. É uma oportunidade para a indústria, e o setor imobiliário listado tem todas as características para fazer frente a essas demandas”, acrescentou Moerenhout.

O Acordo Solvência II, que passou a vigorar na UE em 2016, destina-se a proteger os detentores de apólice de seguros em caso de grandes perdas.

A situação é diferente nos EUA, onde os fundos de pensão são os principais investidores em imóveis.

Mark Abramson, diretor da gestora Heitmann, afirmou: “Meus 20 anos de experiência nos mercados de capitais me dizem que se a taxa de risco dos REITs cair, seria possível atrair centenas de bilhões de euros em capital da indústria de seguros. Uma fração disso já seria bastante positiva para os imóveis listados na Europa.”



Real Estate Investment Times
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br