Ao
participar da FSC
Retirement Conference na semana passada, o sócio sênior da Mercer,
David Knox, disse que a Austrália terá a oportunidade de exportar seus produtos
de aposentadoria para outros países.
Atualmente, o Tesouro está realizando
consultas a respeito de uma estrutura abrangente (chamada de MyRetirement), proposta pelo governo de
coalizão, para os produtos da fase de percepção de renda.
Tendo lidado amplamente com dificuldades
de natureza tributária associadas às anuidades vitalícias diferidas, o governo
de coalizão agora passa a ter como foco principal a idade dos testes de
comprovação de renda dos produtos de aposentadoria.
“Os consultores financeiros não
recomendarão [os produtos de aposentadoria de grupo] até saberem como se darão
os testes de comprovação de renda”, salienta Knox.
O chefe de Políticas de Renda de
Aposentadoria do Tesouro, Robert Jeremenko, disse na conferência que quaisquer
decisões serão tomadas pelo Departamento de Serviços Sociais.
“Precisamos desenvolver essa
estrutura de rendas de aposentadoria para que elas atendam às diferentes
necessidades dos aposentados, incluindo-se aí mecanismos de ‘nudge’ que façam
com que as pessoas sejam levadas a tomar as decisões corretas”, observou
Knox.
A boa notícia, ressaltou o
especialista, é que a Austrália já é reconhecida mundialmente como “líder
mundial” em se tratando de sistemas de previdência capitalizados e a mesma
notoriedade poderá ser alcançada quando o assunto for os produtos para a fase
de aposentadoria.
“Os holandeses e alemães estão fazendo
a transição de sistemas de Contribuição Definida Coletiva para os planos CD individuais”,
assinalou.
“Efetivamente, países desenvolvidos
como a Alemanha estão migrando para um sistema similar ao australiano”,
acrescentou Knox.
“No entanto, eles ainda estão muito
distantes de seu destino final; a transição apenas começou. Nosso sistema já
existe há 25 anos.”
“Agora vamos nos
dedicar a questões associadas à fase de aposentadoria. Com isso, acredito que
teremos ótimas oportunidades para exportar os nossos produtos não apenas para a
Europa, mas para a Ásia, na medida em que a classe média continua a acumular
poupança.”
Investor Daily