SETE PLANOS DE PENSÃO EUROPEUS SE DESFAZEM DE PARTICIPAÇÕES NA RYANAIR


Sete planos de pensão europeus, com um total de €300 bilhões em ativos sob gestão, retiraram seus investimentos da Ryanair devido a preocupações com disputas trabalhistas envolvendo a companhia aérea de baixo custo.

O ATP, maior fundo de pensão da Dinamarca, e o Folksam, plano de pensão sueco, estão entre os grandes investidores que venderam suas participações na Ryanair em um momento de crescente preocupação com a forma como a companhia aérea remunera seus funcionários e interage com sindicatos.

Baillie Gifford, uma das maiores gestoras de ativos do Reino Unido, e a Hermes EOS, influente consultoria que assessora investidores institucionais, também vêm questionando a forma como a Ryanair tem lidado com questões trabalhistas nos últimos meses.

Michael O'Leary, CEO da companhia aérea, chamou os fundos de pensão que venderam suas participações de “idiotas”, acrescentando: “Não prestamos muita atenção nos fundos de pensão que nos excluíram alegando preocupações com questões trabalhistas. Eles estão mal informados. Nós não temos quaisquer problemas trabalhistas”.

O CEO da Ryanair continuou: “Temos uma relação excelente com a nossa equipe, não há greves nem qualquer ameaça nesse sentido. Nossas ações já cresceram 10% somente este ano. Se algum “conselheiro por procuração” idiota lhes disse para não investir na Ryanair, francamente não estamos nem um pouco preocupados. Não somos uma organização sensível. A perda é deles, não nossa”.

Os planos de pensão dinamarqueses PKA, Sam, Industriens Pension, PFA e Pension Danmark também adicionaram a Ryanair às suas listas de empresas a serem excluídas das carteiras de investimento por razões éticas.



Financial Times
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br