PFZW E RABOBANK REALIZAM TRANSAÇÃO DE COMPARTILHAMENTO DE RISCOS


Rabobank e Pensioenfonds Zorg en Welzijn (PFZW), o fundo de pensão do setor de saúde holandês (€137 bilhões sob gestão), anunciaram uma transação de compartilhamento de riscos envolvendo uma carteira de empréstimos corporativos.

De acordo com Raymond van Wersch, gestor sênior de carteira da PGGM, empresa que administra os investimentos do PFZW, o fundo concordou em assumir ‘as primeiras perdas’ do portfólio até um determinado teto, que não foi revelado. O objetivo é estimular a economia holandesa. O referido portfolio totaliza €3,2 bilhões e é composto por cerca de 500 empréstimos corporativos, dos quais mais de 50% destinados a companhias nacionais.

A transação permite ao PFZW ter acesso a uma carteira de risco de crédito, promovendo a diversificação de seu mix de ativos ‘de maneira eficiente’, informou o fundo de pensão. A expectativa é por retornos estáveis, robustos e de longo prazo. “Como fundo de pensão, ganhamos acesso a ativos que gostamos de ter em nossa carteira. Essa colaboração demonstra como os fundos de pensão e bancos holandeses podem, de forma integrada, estimular investimentos na economia do país”, afirmou Jan Willem van Oostveen, gerente de Políticas Financeiras e de Investimento da entidade.

Ainda segundo o PFZW, muita experiência foi acumulada desde que o fundo começou a fazer transações desse tipo. Estima-se que a entidade já tenha fechado cerca de dez acordos parecidos, sendo o primeiro deles em 2006, com o ABN Amro Bank. Outros bancos ‘parceiros’ incluem o Citigroup, Santander, Credit Suisse e UBS, com bons resultados alcançados inclusive durante a crise financeira.

Para o Rabobank, a transação permite mitigar o risco de crédito de sua carteira de empréstimos. A redução do volume de capital exigido do banco também deverá liberar recursos a serem utilizados em novos empréstimos para companhias holandesas, além de viabilizar a elevação do capital de base de nível 1 da instituição, que tem como meta atingir o patamar de 14% até o fim de 2016 (contra 13,5% no final de 2013).

“A cooperação com o PFZW mostra que há cada vez mais oportunidades para que os fundos de pensão do país ajudem a financiar a economia”, argumenta Tanja Cuppen, CFO internacional do Rabobank. 



Pension Funds Online, Financial News, IPE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br