EUA TÊM BAIXA CLASSIFICAÇÃO EM TERMOS DE SEGURANÇA NA APOSENTADORIA


A ideia de se aposentar relaxando numa rede na varanda ou viajando ao redor do mundo ainda existe, mas não nos Estados Unidos.

Em se tratando de segurança  financeira na aposentadoria, os Estados Unidos sequer chegam ao top 10 segundo o Índice Global de Aposentadoria 2016 da Natixis Global Asset Management.

As primeiras classificações são dominadas por países europeus, com a Noruega em 1º lugar, seguida por Suíça e Islândia. A Nova Zelândia chega na quarta posição e a Suécia em quinto, diz a Natixis.

Uma vez que os aposentados vêm se tornando cada vez mais responsáveis ​​pela sua própria segurança financeira, os países que ocupam os primeiros lugares do índice são aqueles que adotam políticas que garantem o acesso a programas de poupança individual ou baseados no vínculo empregatício, diz David Goodsell, diretor de Pesquisa de Investidores da Natixis.

Líder do ranking, a Noruega investiu recursos públicos para fomentar os planos de pensão do país, que já contam com o suporte do enorme fundo soberano norueguês. Outros países com posições elevadas no ranking, como Nova Zelândia e Austrália, optaram por planos de aposentadoria universais de natureza obrigatória.

Os Estados Unidos conquistaram apenas a 14ª posição em segurança na aposentadoria segundo o relatório.

Apesar de se beneficiar da alta renda per capita, instituições financeiras estáveis, baixa inflação e desemprego, os EUA também registram um dos mais altos níveis de desigualdade de renda entre as nações desenvolvidas, bem como uma proporção cada vez maior de aposentados em relação aos adultos em idade ativa, o que significa que há menos trabalhadores para financiar a Previdência Social e o Medicare.

Quase 30% dos norte-americanos não possuem sequer uma conta de aposentadoria - como um plano 401(k) patrocinado pelo empregador ou plano individual - de acordo com um estudo recente da Personal Capital.

Como resultado, cerca de um em cada quatro trabalhadores americanos espera continuar a trabalhar até os 70 anos de idade segundo outra pesquisa realizada pela Willis Towers Watson. De acordo com um estudo publicado no ano passado pelo National Institute on Retirement Security, 86% dos entrevistados concordam que o país enfrenta uma crise de aposentadoria.

A Natixis analisou o acesso a serviços financeiros e assistência à saúde de qualidade, bem como a capacidade de viver confortavelmente em um ambiente limpo e seguro em 43 países.



CNBC
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br