TIAA-CREF É ACUSADO DE COMPRA ILEGAL DE TERRAS BRASILEIRAS


A gigante prestadora de serviços TIAA-CREF comprou centenas de milhares de acres de terras brasileiras desde 2012, desrespeitando as restrições de compra aplicáveis a estrangeiros, indicam documentos recentemente descobertos.

O volume de terras do TIAA-CREF saltou de 257 mil acres, em 2012, para mais de 663 mil acres no início de 2015.

As aquisições - feitas com o auxílio de parceiros brasileiros e, em determinadas situações, com chefões da política local - violam uma ordem da Advocacia Geral da União de 2010 que efetivamente proíbe a compra, em larga escala, de terras brasileiras por parte de estrangeiros. A denúncia é do New York Times.

“Eu havia escutado rumores de que fundos estrangeiros estariam tentando driblar a legislação brasileira, mas a escala dos fatos é estarrecedora”, diz Gerson Teixeira, presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária.

O TIAA-CREF possui muitas propriedades em NY. São 14 imóveis em Manhattan, incluindo uma torre de escritórios na terceira avenida e outras propriedades no Brooklin.

A Cosan, que atua na área de açúcar e biocombustíveis e é a maior parceira da empresa no negócio, está sendo investigada pelos procuradores brasileiros, mas até o momento o TIAA-CREF não sofreu nenhuma sanção oficial. 



The Real Deal/New York Times
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br