FUNDO DE PENSÃO DA NORUEGA VENDE ATIVOS DE CARVÃO


O fundo de pensão do governo (900 bilhões de euros sob gestão) irá vender ações em companhias que geram mais de 30% de seu orçamento do carvão. As empresas que tenham projetos em andamento cujos rendimentos superem os 30% estipulados também serão incluídas no processo de desinvestimento do fundo. As participações serão vendidas a partir de 1º de janeiro de 2016.

O Parlamento norueguês foi unânime ao votar a favor do desinvestimento, uma decisão que deve afetar entre 50 a 75 empresas internacionais segundo cálculos do Ministério da Fazenda. As participações a serem vendidas somam aproximadamente 40 bilhões de coroas  (£2,9 bilhões).

Nos últimos anos, o fundo de pensão tem dado vários passos para garantir que seus investimentos sejam responsáveis. No início deste ano, o Norges Bank, que gerencia o fundo, pediu às companhias investidas que avaliassem suas estratégias levando em conta seu impacto sobre as mudanças climáticas. A decisão foi definida como “o passo inicial de um longo processo”.

Devido ao tamanho do fundo, os ambientalistas acreditam que tais decisões terão impacto significativos, estimulando outros investidores institucionais a agir da mesma forma.

Marianna Marthinsen, representante do Partido Trabalhista no Parlamento, afirmou: “A iniciativa pode influenciar a maneira como outros grandes investidores enxergam os investimentos em carvão. O mundo todo está acompanhando esse movimento.” 



Blue & Green Tomorrow
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br