Os patrocinadores de planos de Contribuição Definida do Reino
Unido terão que se esforçar mais para obter o selo de aprovação da Associação
Nacional de Fundos de Pensão (National
Association of Pension Funds - NAPF)
A organização que congrega os fundos do Reino Unido decidiu
revisar os padrões necessários à obtenção do ‘Selo de Qualidade Previdenciária’
(Pension Quality Mark - PQM) - certificado
que reconhece a qualidade dos planos de Contribuição Definida e é utilizado
pelas empresas para demonstrar que o seu programa previdenciário é bem
desenhado.
O novo padrão a ser cumprido pelos planos CD no ato de renovação
do selo a partir de 2016 relaciona processos, considerados como ‘boas
práticas’, que os planos deverão observar no estabelecimento, monitoramento e
revisão dos objetivos da estratégia padrão de investimento.
A nova exigência também requer que os objetivos da estratégia
padrão de investimento sejam devidamente documentados pelo menos a cada três
anos, além de revisados formalmente e monitorados pelos conselhos, comitê de
governança ou via a revisão anual do plano conduzida pela empresa
patrocinadora.
Em
2013, o limite imposto às taxas pagas pelo participante também foi reduzido de
1% para 0,75% do saldo de conta anual. O teto se aplica a todas as taxas,
incluindo as referentes à gestão de ativos, administração, contribuições e
consultorias.
Cerca de 200 fundos de pensão que gerenciam recursos em nome de
330 mil participantes já receberam o selo desde que a iniciativa foi lançada,
em 2009. A fim de ter direito ao ‘certificado de boa qualidade’, as
contribuições ao plano devem ser iguais ou superiores a 10% do salário do
participante. No caso do selo PQM plus,
as contribuições totais devem ser superiores a 15% da renda do participante,
com o patrocinador aportando pelo menos 10%.
NAPF, Wiser