JOSEPH STIGLITZ CRITICA O SISTEMA CHILENO


Joseph Stiglitz, ganhador do prêmio Nobel de Economia em 2001, propôs que os chilenos substituam o sistema previdenciário privado pelo público. Segundo ele, há motivos para que os cidadãos do país tenham sérias preocupações em relação ao regime de AFPs, que oferece baixa cobertura, pouca segurança na aposentadoria e benefícios de baixo valor.

 “O Chile deveria estar preocupado, já que é um dos países da OCDE com maiores níveis de desigualdade previdenciária”, disse o economista durante participação na videoconferência “Sistema Previdenciários: Experiências e Tendências Internacionais”.

Em sua opinião, o sistema privado deveria ser substituído pelo público. “Toda a sociedade arca com os altos custos de um sistema que privilegia, sem sombra de dúvida, o setor financeiro. Trata-se de uma enorme perda para a sociedade. É preciso rever o segundo pilar privado.”

Stiglitz disse que dos 23 países que decidiram privatizar seus sistemas previdenciários, sete já reverteram a decisão e outros consideram a possibilidade. “O que o Chile precisa é de um primeiro pilar mais robusto, necessário para evitar a pobreza na idade avançada e garantir um nível mínimo de segurança. Também é preciso instituir um segundo pilar público provido de um elemento de redistribuição forte e compartilhamento intergeracional de riscos que evite a pobreza na velhice”, sugere.

 “Alguns sistemas estatais são de baixo custo e oferecem benefícios de qualidade aos segurados” acrescentou o economista referindo-se às experiências de Holanda e Noruega.

Stiglitz também comentou o case do Canadá, que possui um fundo de pensão público independente, livre de influências políticas, capaz de gerar retornos elevados com baixa volatilidade e despesas administrativas reduzidas. “Tais objetivos podem ser de fato alcançados”, conclui. 



Diario Financiero de Chile
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br