Qualquer pessoa com mais de 55 anos já pode ligar para a central
de atendimento do governo - Pension Wise
- a fim de obter aconselhamento ou agendar uma entrevista pessoal.
A notícia foi muito bem recebida pela Associação Nacional de
Fundos de Pensão do Reino Unido (National
Association of Pension Funds - NAPF). No entanto, há quem diga que o
serviço chega com certo atraso.
“Com apenas duas semanas
até que as novas regras (para o saque dos recursos de aposentadoria) passem a
valer, eu diria que o Tesouro tem pouquíssimo tempo para deixar o serviço
estruturado e pronto para atender um enorme número de demandantes, conforme
prometido”, diz Tom McPhail, especialista previdenciário da gestora Hargreaves Lansdown. Devido ao feriado da
Páscoa, restam poucos dias úteis até que as mudanças comecem a valer, no dia 6
de abril.
Cara a
cara
O serviço deverá oferecer aconselhamento e não prestar
consultoria, tendo como propósito ajudar os aposentados a planejar a utilização
dos recursos de aposentadoria, ensinando-os como escolher a alternativa de lhe
seja mais adequada.
Sendo assim, o Pension
Wise não deverá fornecer:
-
Consultoria técnica;
-
Indicação a respeito de produtos mais adequados para cada indíviduo;
-
Aconselhamento sobre como associar os saques à compra de
anuidades;
-
Auxílio no que diz respeito à aplicação dos recursos.
“Centenas de
milhares de poupadores recorrerão ao Pension
Wise em busca de ajuda na tomada de decisões financeiras cuja repercussão
se prolongará pelo resto de suas vidas”, diz Graham Vidler, diretor de Assuntos
Externos da NAPF.
Qualquer pessoa com mais de 55 anos já pode ligar para a central de atendimento do governo - Pension