POR QUE O FUNDO DE PENSÃO NORUEGUÊS É TÃO RENTÁVEL


Obter retornos de 3,8% nos mercados atuais não é tarefa fácil. No entanto, o Fundo de Pensão Global da Noruega (FGFP) foi capaz de fazê-lo, acumulando, hoje, um patrimônio de mais de 842 bilhões de euros. Os números alcançados no primeiro trimestre se devem, sobretudo, ao bom desempenho dos investimentos em renda variável. A renda fixa retornou 0,8% enquanto os ativos imobiliários proporcionaram retornos de 0,6%.

Os resultados são atribuídos ao desempenho melhor que o esperado de economias desenvolvidas e emergentes, bem como ao forte impulso dado ao mercado americano com a chegada de Donald Trump à Casa Branca. Mas, sem dúvida, o principal fator foi a rentabilidade alcançada na Ásia e Oceania, superior a 7,8%, seguida pela Europa (5,8%) e os EUA (4%).

A melhor aposta do Fundo foi no segmento de tecnologia, com rendimentos superiores a 11% graças ao aumento da demanda em setores-chave como o automotivo, de manufatura, e-commerce e serviços de computação em nuvem. Em seguida vêm os bons resultados providos pelos setores de materiais básicos, saúde e bens e serviços. Em contrapartida, a pior aposta do Fundo foi justamente no motor da economia norueguesa: o petróleo, com -4,4%.

E quais são as empresas que compõem a carteira do Fundo? A Apple é a principal aposta e de fato foi a que deu maior retorno nos primeiros três meses do ano. Outros destaques foram Samsung e Roche... Entre as empresas em que o FGFP investe em longo prazo estão ainda a Nestlé, Shell, Alphabet, Microsoft, Novartis e Johnson & Johnson.

E a Espanha?

Nenhuma companhia espanhola encontra-se nas dez empresas com maior participação do fundo, que tem investimentos de mais de 8,2 bilhões de euros em 75 corporações diferentes, incluindo Abertis, ACS e AENA.

Mas se as empresas da Espanha não estão no “top ten” do fundo, o mesmo não acontece com a dívida soberana do país, que atualmente soma 3,4 bilhões de euros, uma redução de 23% em relação ao ano passado, atrás apenas de países como Coreia do Sul, Itália, EUA e Japão.



Merca2.es
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br