CULTURA PREVIDENCIÁRIA


CULTURA PREVIDENCIÁRIA PEDE EVANGELIZAÇÃO

Há algum tempo, o Marketing tomou da Religião o conceito de Evangelização, meio que para atualizar a saturada prática da persuasão sem, entretanto, se afastar muito dela. 

A literatura técnica replicou a evangelização marqueteira que, como muitas modas, com o tempo, perdeu a cor e o viço.

Em essência, a Evangelização tem sim alguns aspectos que podem ser recordados e sistematicamente buscados.

Afinal, é uma “técnica rudimentar” que está na base da universalização bem-sucedida da “venda de um só produto”: Deus – na versão Bíblica! 

Não é pouca coisa, considerando que a Evangelização aconteceu sem recursos tecnológicos democratizados que, portanto, hoje estão à disposição tanto de profissionais quanto do cidadão comum.

Então, o que justifica a Evangelização do Marketing ter sido substituída tão rapidamente por outras abordagens – Marketing de Guerrilha, Inbond Marketing, Neuro Marketing? 

Esta pergunta surgiu quando assisti à palestra de Lauro Araújo [1], durante o 13º Encontro dos Assistidos da EMBRAER PREV, evento que integra o Educando para um Futuro Melhor, programa de Educação Previdenciária da Entidade.

Não foi a primeira vez que vi Lauro Araújo fazer interpretação de cenários e tendências econômicas. 

Também tive a oportunidade de ver a atuação do professor em sala de aula, combinando uma elegante fórmula de informações atualizadas, raciocínio lógico e simpatia, formatados por protocolos padrões de qualidade aprovados pelo mercado. 

Muito bom! Mas, desta vez, foi melhor ainda. 

Não dá para saber se foi a mudança de São Paulo para Minas Gerais que provocou essa transformação no palestrante, mas os novos ambientes sempre fazem diferença. 

O fato é que a performance muitíssimo humanizada de Lauro Araújo foi peculiar, incomum. 

 Fez lembrar que a Evangelização de raiz tem o viés afetivo muito presente, confiança, presença, entusiasmo, bom humor, desenvoltura, proximidade,  compartilhamento legítimo de conhecimento. 

Não é só a informação colocada em jogo.     

É sabedoria. 

É DNA. 

É uma experiência da palavra que transforma, da palavra não como ruído, mas como conteúdo de valor, conteúdo de verdade. 

A Evangelização está muito mais para a Inteligência Emocional – que opera com complexidade, sutileza, carisma – enquanto o Marketing tem meta de venda.

Grandes evangelizadores são raros! Mas a expansão da cultura previdenciária, além de tecnologia, vai demandar por essas experiências comprometidas, responsáveis e diferenciadas de acesso, interação e integração de conhecimento. 

Quem não tem acesso às palestras presenciais de Lauro Araújo pode acompanhar o canal lauro.invest no Instagram.

  Eliane Miraglia - consultora em Comunicação e Educação Corporativas, consultora da SUPORTE.


[1] Lauro Araújo Formado em Administração de Empresas,é Mestre (M.Phil.) em International Finance pela The Glasgow University. 

Foi Líder do Escritório no Brasil da Mercer Investment Consulting e atuou como Consultor e Analista de Gestão na Mercer em Toronto/Canadá. Foi professor do IBMEC, FGV, Bovespa e BM&F. 

Atualmente é Assessor de Investimentos e Palestrante. Como autor, escreveu 5 livros e publicou artigos para importantes veículos nacionais e internacionais.




Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br