CULTURA
PREVIDENCIÁRIA PEDE EVANGELIZAÇÃO
Há algum tempo, o Marketing tomou da
Religião o conceito de Evangelização, meio que para atualizar a saturada
prática da persuasão sem, entretanto, se afastar muito dela.
A literatura
técnica replicou a evangelização marqueteira que, como muitas modas, com o
tempo, perdeu a cor e o viço.
Em essência, a Evangelização
tem sim alguns aspectos que podem ser recordados e sistematicamente buscados.
Afinal, é uma “técnica rudimentar” que está na base da universalização
bem-sucedida da “venda de um só produto”: Deus – na versão Bíblica!
Não é pouca
coisa, considerando que a Evangelização aconteceu sem recursos tecnológicos
democratizados que, portanto, hoje estão à disposição tanto de profissionais
quanto do cidadão comum.
Então, o que justifica a
Evangelização do Marketing ter sido substituída tão rapidamente por outras
abordagens – Marketing de Guerrilha, Inbond Marketing, Neuro Marketing?
Esta
pergunta surgiu quando assisti à palestra de Lauro Araújo [1],
durante o 13º Encontro dos Assistidos da EMBRAER PREV, evento que integra o
Educando para um Futuro Melhor, programa de Educação Previdenciária da
Entidade.
Não foi a primeira vez que vi
Lauro Araújo fazer interpretação de cenários e tendências econômicas.
Também
tive a oportunidade de ver a atuação do professor em sala de aula, combinando
uma elegante fórmula de informações atualizadas, raciocínio lógico e simpatia,
formatados por protocolos padrões de qualidade aprovados pelo mercado.
Muito
bom! Mas, desta vez, foi melhor ainda.
Não dá para saber se foi a mudança de
São Paulo para Minas Gerais que provocou essa transformação no palestrante, mas
os novos ambientes sempre fazem diferença.
O fato é que a performance
muitíssimo humanizada de Lauro Araújo foi peculiar, incomum.
Fez lembrar que a Evangelização
de raiz tem o viés afetivo muito presente, confiança, presença, entusiasmo, bom
humor, desenvoltura, proximidade, compartilhamento legítimo de
conhecimento.
Não é só a informação colocada em jogo.
É sabedoria.
É DNA.
É uma
experiência da palavra que transforma, da palavra não como ruído, mas como
conteúdo de valor, conteúdo de verdade.
A Evangelização está muito mais para a
Inteligência Emocional – que opera com complexidade, sutileza, carisma –
enquanto o Marketing tem meta de venda.
Grandes evangelizadores são
raros! Mas a expansão da cultura previdenciária, além de tecnologia, vai
demandar por essas experiências comprometidas, responsáveis e diferenciadas de
acesso, interação e integração de conhecimento.
Quem não tem acesso às
palestras presenciais de Lauro Araújo pode acompanhar o canal lauro.invest no
Instagram.
Eliane Miraglia - consultora em Comunicação e Educação Corporativas, consultora da
SUPORTE.
[1] Lauro Araújo Formado em Administração de Empresas,é Mestre (M.Phil.) em
International Finance pela The Glasgow University.
Foi Líder do Escritório no
Brasil da Mercer Investment Consulting e atuou como Consultor e Analista de
Gestão na Mercer em Toronto/Canadá. Foi professor do IBMEC, FGV, Bovespa e
BM&F.
Atualmente é Assessor de Investimentos e Palestrante. Como autor, escreveu
5 livros e publicou artigos para importantes veículos nacionais e
internacionais.