Há algum tempo, o Marketing
tomou da Religião o conceito de Evangelização, meio que para atualizar a
saturada prática da persuasão sem, entretanto, se afastar muito dela. A
literatura técnica replicou a evangelização marqueteira que, como muitas modas,
com o tempo, perdeu a cor e o viço.
Em essência, a Evangelização
tem sim alguns aspectos que podem ser recordados e sistematicamente buscados.
Afinal, é uma “técnica rudimentar” que está na base da universalização
bem-sucedida da “venda de um só produto”: Deus – na versão Bíblica! Não é pouca
coisa, considerando que a Evangelização aconteceu sem recursos tecnológicos
democratizados que, portanto, hoje estão à disposição tanto de profissionais
quanto do cidadão comum.
Então, o que justifica a
Evangelização do Marketing ter sido substituída tão rapidamente por outras
abordagens – Marketing de Guerrilha, Inbond Marketing, Neuro Marketing? Esta
pergunta surgiu quando assisti à palestra de Lauro Araújo,
durante o 13º Encontro dos Assistidos da EMBRAER PREV, evento que integra o
Educando para um Futuro Melhor, programa de Educação Previdenciária da
Entidade.
Não foi a primeira vez que vi
Lauro Araújo fazer interpretação de cenários e tendências econômicas. Também
tive a oportunidade de ver a atuação do professor em sala de aula, combinando
uma elegante fórmula de informações atualizadas, raciocínio lógico e simpatia,
formatados por protocolos padrões de qualidade aprovados pelo mercado. Muito
bom! Mas, desta vez, foi melhor ainda. Não dá para saber se foi a mudança de
São Paulo para Minas Gerais que provocou essa transformação no palestrante, mas
os novos ambientes sempre fazem diferença. O fato é que a performance
muitíssimo humanizada de Lauro Araújo foi peculiar, incomum.
Fez lembrar que a
Evangelização de raiz tem o viés afetivo muito presente, confiança, presença,
entusiasmo, bom humor, desenvoltura, proximidade, compartilhamento
legítimo de conhecimento. Não é só a informação colocada em jogo. É sabedoria.
É DNA. É uma experiência da palavra que transforma, da palavra não como ruído,
mas como conteúdo de valor, conteúdo de verdade. A Evangelização está muito
mais para a Inteligência Emocional – que opera com complexidade, sutileza,
carisma – enquanto o Marketing tem meta de venda.
Grandes evangelizadores são
raros! Mas a expansão da cultura previdenciária, além de tecnologia, vai
demandar por essas experiências comprometidas, responsáveis e diferenciadas de
acesso, interação e integração de conhecimento. Quem não tem acesso às
palestras presenciais de Lauro Araújo pode acompanhar o canal lauro.invest no
Instagram.
Eliane Miraglia - consultora em Comunicação e
Educação Corporativas, consultora da SUPORTE.