INSS 2


Caí no golpe. E agora?

1º Passo: Faça um boletim de ocorrência na polícia

A medida irá documentar que há alguém ilicitamente se passando pelo aposentado e obtendo vantagens financeiras

O boletim será a base para a conclusão das providências administrativas e judiciais que o aposentado ou o pensionistas precisará tomar

2º Passo: Procure o banco

O banco onde o segurado recebe o benefício é o responsável por zelar pelas informações sigilosas do beneficiário

Por isso, é para o banco que o cidadão deverá pedir o cancelamento da operação fraudulenta e o ressarcimento dos valores já descontados

3º Passo: Protocole a queixa nos órgãos de defesa

Procon

  • Pode ser um caminho para o cidadão que não conseguir a cooperação do banco para resolver a situação
  • Em São Paulo, o telefone do Procon é o 151 e o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
  • Também é possível prestar queixa pelo site https://www.procon.sp.gov.br/

Portal do Consumidor

  • Canal do governo federal que atenderá a esse tipo de queixa
  • O site é consumidor.gov.br

Se proteja!

SENHAS

  • O ideal é ter senhas diferentes em cada plataforma pois, em caso de descoberta, os criminosos tentarão utilizá-las em diferentes canais
  • Com acesso à senha do Facebook, por exemplo, tentarão a mesma para acessar contas em bancos, lojas e outros locais
  • Quando não buscam dinheiro, procuram algo que também gera lucro, como dados pessoais ou milhas
  • Há todo um comércio para essas informações

BLOQUEIO DE EMPRÉSTIMO

  • Quem preferir pode usar o Meu INSS para pedir o bloqueio do benefício para empréstimos consignados
  • No menu inicial, digite no campo de busca “Bloqueio”
  • Depois clique na opção “Bloqueio/Desbloqueio de Benefício para Empréstimo”
  • Também podem ser solicitadas informações pelo 135

Fontes: Febraban, Tempest Security Intelligence, INSS, Ingrácio Advocacia, advogado Rômulo Saraiva



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