TikTok vai além da dancinha e vira vitrine
profissional.
Vídeos
são oportunidade para mostrar conhecimento e atrair clientes.
Surfando no boom do TikTok nos últimos anos, profissionais
de diversas áreas estão produzindo conteúdo na plataforma para promover a
imagem e aumentar a renda.
Advogados, médicos e professores são alguns dos
exemplos de trabalhadores que utilizam a plataforma de vídeos para alavancar
suas carreiras.
Afastando-se das populares dancinhas do aplicativo, eles buscam mostrar
de forma descontraída que possuem conhecimento sobre suas áreas, ganhando
seguidores, tornando-se referência para o público e, assim, conquistando
clientes.
VEJA DICAS DE COMO
UTILIZAR O TIKTOK PARA PROMOÇÃO PROFISSIONAL
Fonte: Adriana Gomes, professora da Escola Superior
de Propaganda e Marketing
- Produza conteúdo relevante
Entrar na onda
das dancinhas e brincadeiras do TikTok pode ser tentador e trazer seguidores.
Mas quantos deles se tornarão clientes? Por isso, lembre que todos os seus
vídeos devem ter um objetivo, e seus potenciais clientes estão em busca de
conteúdo relevante. Mantenha-se sempre em sua área de atuação
Até a
espontaneidade na internet é bem planejada. Estruture bem como será sua
identidade na rede social e procure fazer vídeos bem produzidos e editados,
tentando passar uma impressão profissional. Tutoriais gratuitos sobre as
ferramentas do aplicativo podem ajudar tanto na qualidade do vídeo quanto a
pensar novas possibilidades.
- Separe o perfil profissional do pessoal
Se você deseja
profissionalizar seu conteúdo nas redes sociais, o mais adequado é ter uma
conta voltada exclusivamente para isso. Mantenha sua vida privada em um perfil
reservado, sem misturar os públicos.
- Não há fórmula: aposte na originalidade
Soluções para
dobrar o número de seguidores não existem. A melhor forma de atingir mais
público é ser autoral, pensando em conteúdos originais, que despertem
interesse. Por isso, é importante se manter antenado sobre o que está bombando
nas redes e tentar trazer esses elementos de formas novas para seu universo
profissional.
- Saiba seus limites e habilidades
Nem todo mundo
consegue ter desenvoltura na frente da câmera. Saiba suas limitações e suas
habilidades e aposte no que você sabe fazer melhor. Se gravar vídeos não lhe
agrada e você preferir escrever, focar a criação de textos para o feed do
Instagram talvez seja uma opção melhor que o TikTok.
- Tente se aproximar de uma linguagem jovem
A maior parte
dos usuários das redes sociais, em especial do TikTok, é mais jovem, e
comunicar-se com esse público é essencial. Tente transmitir conteúdo rápido,
sem muita profundidade ou jargões, e de forma bem-humorada, para manter a
audiência.
Se sua profissão
possui um código de ética, é importante saber exatamente o que ele diz sobre
comportamento e propaganda nas redes sociais. Caso sua área não tenha um
conjunto de normas explícitas, use o bom senso e preocupe-se sempre com a exposição.
Evite problemas com sua imagem.
FOLHA DE SÃO PAULO