Reforma da Previdência - WhatsApp


Auxiliar de Guedes busca divulgação positiva; parlamentares querem engajamento de Bolsonaro. Para contornar as dificuldades de divulgar positivamente uma proposta impopular de reforma da Previdência, a equipe econômica do governo tem começado a mobilizar parlamentares favoráveis ao texto para ajudar nas redes sociais.

 

O secretário especial que cuida do assunto, Rogério Marinho, tem enviado por WhatsApp para deputados com fortes bases na internet conteúdos sobre a reforma para 
serem compartilhados.

Deputados do DEM e do Novo, por exemplo, estão recebendo vídeos explicando 
pontos da reforma ou refutando críticas a ela, além de 
pedidos de ajuda para impulsionar tuítes.

Em um dos vídeos enviados, o deputado Vinicius Poit (Novo-SP) “desbanca as cinco principais mentiras sobre a reforma da Previdência”.

Em outro, dois youtubers do “Canal do Por Quê?” explicam a reforma, sob o título de “Um mito, um problema e política na reforma da Previdência”.

Em outro front, Marinho pediu a deputados que ajudassem a impulsionar, por exemplo, uma postagem em que compartilha uma reportagem da Folha que mostrou que servidores com altos salários pretendem ir ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra a alíquota proposta de até 22%.

Na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da reforma, o presidente incluiu um novo formato do BPC. Atualmente, quem completa 65 anos tem direito a receber um salário mínimo (R$ 998).

Mas o governo quer pagar R$ 400 para pessoas a partir dos 60 anos de idade. O valor seria equivalente a um salário mínimo a partir dos 70 anos.

No panfleto, o governo argumenta ainda que a reforma prevê uma idade mínima para todos os trabalhadores e que servidores públicos, militares e políticos também vão contribuir para a meta de ajuste nas contas públicas.

Apesar do engajamento da equipe econômica, tem irritado deputados o fato de Bolsonaro estar divulgando pouco a sua própria proposta.

Com base extensa nas redes sociais, que foram amplamente usadas durante a campanha, ele não tem usado as plataformas para falar de Previdência.

Com o clima já acirrado entre parlamentares e governo, nos corredores do Congresso a reclamação é que o Executivo parece não querer colocar sua marca em uma votação altamente impopular nas bases.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br