PIB AMERICANO


Economia dos EUA registra em 2021 melhor crescimento desde 1984.

PIB americano aumentou a uma taxa anualizada de 6,9% no último trimestre.

O crescimento econômico dos Estados Unidos acelerou no quarto trimestre, uma vez que as empresas reabasteceram os estoques esgotados para atender à forte demanda por bens, ajudando a atividade do país a registrar seu melhor desempenho em quase quatro décadas em 2021.

PIB (Produto Interno Bruto) aumentou a uma taxa anualizada de 6,9% no último trimestre, informou o Departamento de Comércio nesta quinta-feira (27) em sua estimativa preliminar do PIB, após um ritmo de crescimento de 2,3% no terceiro trimestre.

Economistas consultados pela Reuters previam crescimento de 5,5% do PIB. As estimativas variaram de 3,4% a 7,0%.

A economia cresceu 5,7% em 2021 como um todo, desempenho mais forte desde 1984. 

Ela havia registrado contração de 3,4% em 2020, maior queda em 74 anos.

O crescimento no ano passado foi alimentado por estímulos fiscais massivos, assim como juros muito baixos. 

O ímpeto, no entanto, parece ter desacelerado em dezembro em meio a um surto de infecções por Covid-19, impulsionado pela variante ômicron, que contribuiu para reduzir os gastos e interromper a atividade em fábricas e empresas de serviços.

O crescimento robusto do ano passado apoia o pivô do Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA) em direção a elevação dos juros em março.

A forte recuperação do crescimento no ano passado pode oferecer algum ânimo ao presidente Joe Biden, cuja popularidade tem caído em meio a uma agenda econômica doméstica paralisada, após o Congresso dos EUA não aprovar seu projeto investimento de US$ 1,75 trilhão (R$ 9,5 tri).



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br