Introduzindo
IA na prática dos negócios.
Para algumas empresas, utilizar inteligência artificial (IA) na geração
de negócios pode estar muito distante de sua operação ou até mesmo estratégia,
não obstante o mercado reitere incessantemente esta tendência.
Tal fenômeno induz a inovação radical que se
caracteriza por mudança relevante através de produtos ou processos, impactando
a cadeia de consumo, a economia e em especial a experiência dos envolvidos.
Este cenário gera muitas incertezas em todos os níveis induzindo a busca de
revisões de modelos operacionais, perfis profissionais, perfis de consumo,
conhecimento/habilidade e recursos orçamentários.
Ao passar pelas redefinições explicadas
anteriormente, inicia-se na prática a sede de “aplicar IA” e neste momento
surgem novos e grandes desafios.
Como usar IA se não existem dados tratados e
preparados para que gere valor negocial? Como usufruir de analytics quando não
há dados viáveis?
Nos
dias atuais não há como não estarmos de alguma maneira interagindo com alguma
forma de IA. Seja com um assistente pessoal no celular ou sendo atendido via
chatbot no suporte de seu banco.
A IA deixou de ser uma invenção da ficção científica pra estar praticamente
onisciente e onipresente em nosso dia a dia.
O problema gerado agora é como evitar que isso não se torne um problema no
futuro onde as pessoas fiquem tão dependentes dessa tecnologia que acabem
diminuindo a interação com os próprios seres humanos.
Concluindo, é uma longa e transformadora jornada.
Devemos buscar o significado, entender o movimento e alavancar o
que trará valor para o nosso negócio e o manterá no mercado.
FUTURO DOS NEGÓCIOS