Mercado de games deve ultrapassar US$ 150 bilhões
em transações e IPOs em 2022.
Valor de aquisições
anunciadas em janeiro deste ano já está próximo do recorde de 2020.
Depois de iniciar
2022 com duas mega aquisições, o setor de videogames está correndo para
um novo recorde de US$ 150 bilhões (R$ 803,5 bilhões) em negócios de fusões e
aquisições, financiamentos e IPOs (ofertas públicas iniciais de ações) neste
ano, segundo o banco de investimentos Drake Star Partners.
Apenas nas
primeiras semanas de 2022, a Microsoft propôs quase US$ 70 bilhões (R$ 375
bilhões) pela Activision Blizzard, enquanto a Take-Two
Interactive ofereceu US$ 11 bilhões (R$ 58,9 bilhões) pela Zynga.
Nesta segunda-feira
(31), a Sony anunciou a compra da Bungie, criadora do jogo Halo, por US$ 3,6
bilhões (R$ 19 bilhões).
Isso ajudou o valor
total de transações este ano a se aproximar do recorde de 2020 de US$ 85
bilhões (R$ 455,3 bilhões), em mais de 1.159 negócios anunciados ou fechados. O
número do ano passado foi quase três vezes maior do que em 2020.
Estamos no meio de
um grande número de negócios e o mercado continua muito aquecido, segundo
Michael Metzger, da Drake Star.
Algumas empresas
que não realizaram grandes jogadas até agora —incluindo Amazon e Netflix— devem
fazer novas apostas, disse Metzger. Na Ásia, Tencent, Byte Dance, Netease
Krafton e Sony estão no radar.
O valor, o volume e
o financiamento de investimentos privados no ou acima do nível de unicórnio
(startups avaliadas em US$ 1 bilhão) devem quebrar recordes, com investimentos
de empresas como Tencent e Netease.
Em IPOs, Epic Games
e Discord são os nomes a serem observados, segundo a empresa, cujos clientes
incluem Codemasters e Echtra Games.
REUTERS