TELEFONIA 5G


País terá 5G híbrido até 2028, diz ministro das Comunicações

Prazo será dado para que operadoras vencedoras do leilão construam redes exclusivas para a nova tecnologia em todo o país.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD-RN), afirmou, nesta terça-feira (9), que haverá uma fase de transição em que a telefonia 5G funcionará por meio de um esquema híbrido formado por redes novas, exclusivamente para a quinta geração, e as redes 4G e 3G.

As declarações foram dadas durante reunião do Grupo de Trabalho do 5G da Câmara dos Deputados. 

De acordo com o ministro, esse sistema funcionará ao longo de seis anos, prazo máximo para que as teles vencedoras do certame tenham instalado toda a infraestrutura 5G.

leilão estava previsto para junho, mas deve ocorrer em meados de julho. 

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) deverá acompanhar a disputa para monitarar possíveis combinações de preços, já que se espera a participação de poucas empresas —Vivo, Claro e Tim. 

A Oi vendeu seu braço móvel e não irá participar.

Pelas regras aprovadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), as vencedoras do certame terão de instalar redes novas, conhecidas como stand alone, nas 27 capitais do país até julho de 2022

A partir daí seguirão um cronograma de acordo com a população das cidades que só se encerrará no segundo semestre de 2028.

Apesar do aval para a oferta de serviços 5G por meio das redes atuais, as teles não poderão considerar uma cidade atendida por meio desse sistema híbrido para efeito de cumprimento das metas de cobertura 5G definidas pelo edital.

Outra preocupação do governo será a cobertura das áreas rurais que, desde o governo do ex-presidente Lula e da ex-presidente Dilma Rousseff, patinam diante da dificuldade comercial pelas empresas.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br