COACH FINANCEIRO


Redes sociais multiplicam número de 'coaches financeiros' sem qualificação.

Terapia financeira pode ajudar nossa forma de lidar com dinheiro, mas é preciso buscar ajuda especializada.

A expansão da prática de terapia financeira nos Estados Unidos conquistou o interesse de universidades norte-americanas e se tornou objeto de estudo e de ensino.

Como qualquer nova disciplina, entretanto, a terapia financeira passou por dores do crescimento –ou seja, confusão sobre o que é e quem pode alegar que está qualificado para praticá-la.

"Vejo muitos coaches financeiros anunciando seus serviços, principalmente nas redes sociais, e eles não são credenciados", disse Traci Williams, psicóloga certificada na Financial Therapy Association (Associação de Terapia Financeira).

"Na semana passada, me deparei com uma pessoa com muitos seguidores no Instagram que oferece ligações de coaching de terapia financeira. 

Quando pesquisei suas qualificações, ela só tem um diploma de bacharel em TI. Isso me deixa preocupada com as pessoas que precisam de ajuda e onde estão obtendo informações."

Nem todos os terapeutas financeiros certificados são profissionais de saúde mental autorizados. 

Alguns, incluindo o presidente da Associação de Terapia Financeira, Preston Cherry, são planejadores ou treinadores financeiros certificados.

"Não faço terapia financeira como uma prática isolada. Eu invoco os princípios da terapia financeira dentro do meu planejamento financeiro", disse Cherry.

"Se houver uma situação que está fora do meu escopo –digamos, um problema conjugal que está bloqueando as metas financeiras ou a comunicação–, posso ajudar a descobrir isso e encaminhar meu cliente a uma pessoa especializada, como um conselheiro de casais."

Consultores financeiros que são certificados em terapia financeira devem ser claros sobre os limites de seu treinamento em saúde mental, disse Megan McCoy, que lidera o programa de pós-graduação em terapia financeira da Universidade Estadual do Kansas; o mesmo vale para os profissionais de saúde mental e seus conhecimentos financeiros.



THE NEW YORK TIMES
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br