Logística
Omnichannel já é uma realidade e a modernização do e-commerce é fundamental
Cada vez
mais as empresas de e-commerce devem buscar alternativas para modernizar o seu
armazém e formas de enviar os produtos até o cliente final.
Entre as ações que
irão potencializar as vendas está a Logística Omnichannel, que é uma estratégia
de uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação.
Na
tradução livre, Omnichannel significa todos os canais, e o objetivo dessa
variante da logística é aproximar ainda mais a relação entre on-line e
off-line, possibilitando a criação de diferentes formas e locais de contato
entre a marca que está vendendo algum produto e o cliente (consumidor).
É
fundamental que o varejo nacional descubra a importância de estar apto para
suprir a demanda crescente das comprar virtuais, uma vez que os brasileiros
estão optando pelas compras pela internet cada vez mais.
Dados da Associação
Brasileira de Comércio Eletrônico – ABComm mostram um crescimento de 5% em 2022
em relação ao ano anterior. No ano passado foram movimentados R$ 169,6 bilhões
em vendas on-line.
Ainda de acordo com a ABComm, a projeção para 2023 deverá
ser de 9,5%, podendo atingir os R$ 186 bilhões até o final do ano.
Atualmente,
as vendas no e-commerce representam mais de 10% de todo o segmento do varejo
nacional.
Experiência
de consumo integrada
O executivo de vendas da e-Ship WMS,
Alexandre Schnorr, explica que a Logística Omnichannel realmente se tornou
tanto uma inovação quanto uma resposta em relação à demanda dos clientes por
uma compra e experiência durante o processo mais completa e com menos
barreiras, além de reunir diversos canais relevantes, o E-commerce deve
oferecer uma experiência de consumo integrada.
“Estar atento às mudanças e
novidades do mercado é importante para sair na frente dos concorrentes,
principalmente quando os consumidores buscam comprar em plataformas que estejam
disponíveis para tirar qualquer dúvida que tenham em relação às compras que
realizam”, ressalta Schnorr.
Com as
novas demandas que poderão surgir dos clientes em relação às lojas virtuais, as
empresas devem se preparar para poder atender a esses novos consumidores mais
exigentes.
Schnorr expõe que o e-commerce tem que ter diversificação de
marketplaces, pois depender de um ou outro não é saudável para o negócio, sendo
que as regras mudam constantemente.
“Ter uma rede ampla de conversões e focar
principalmente em seu site próprio, tendo mais margens e não dependendo de
terceiros é vital para o negócio.
Não somente ter frentes amplas, mas é
importante ter tudo integrado, atualizações de estoque e saldo, percentuais
específicos para canais diferentes.
Contar com um sistema WMS robusto é
fundamental”, afirma o executivo.
A
modernização é fundamental para que o mercado não deixe a sua loja virtual para
trás.
O mercado pede modernização, automação de processos, isso traz redução de
custos e consequentemente uma margem maior para investimentos internos. “Dar a
possibilidades ao consumidor é fundamental.
O varejo físico não vai morrer, ele
virou estratégico. O cliente quer poder pegar o produto na mão antes de finalizar
uma compra com ticket mais alto, ou poder trocar o produto sem todas as
burocracias da logística reversa.
Ter todos esses canais integrados é de vital
importância para a organização corporativa”, finaliza Alexandre Schnorr.
FUTURO DOS NEGÓCIOS