INSS


Veja como evitar armadilhas do empréstimo consignado do INSS.

Com margem maior liberada, dispara o número de pedidos de concessão e de reclamações.

Em outubro, mês em que o governo federal ampliou temporariamente a margem do empréstimo consignado de 35% para 40%, o INSS registrou 32,9 milhões de contratos ativos. 

Cerca de 7 milhões de contratos a mais do que o registrado em 2019.

Cada pensionista ou aposentado pode contratar até nove empréstimos e um cartão de crédito consignado ao mesmo tempo, desde que respeite o seu limite da margem consignável.

Com o cartão, o beneficiário tem um limite pré-aprovado, pode fazer saques e parte do valor da fatura é descontado diretamente do benefício. O resto da fatura é pago normalmente.

Especialistas recomendam usar o crédito para questões urgentes e para quitar dívidas mais caras, já que o benefício previdenciário será comprometido.

Quem não tem interesse em contratar ou receber ofertas de consignados pode bloquear o telefone pelo "Não me perturbe", plataforma criada para diminuir o assédio aos consumidores. 

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), atualmente, 80 mil pessoas aderem ao serviço por mês, em média.

Em todos os casos é preciso ficar atento aos extratos mensais do benefício para conferir se nenhum empréstimo foi feito sem autorização. 

Como aconteceu com Pedro Simões da Paz, 62 anos, do Guarujá (86 km de SP), que teve quase R$ 12 mil depositados na conta sem pedir e, agora, tenta devolver para não ter descontos no seu benefício.

"Não pedi e nem quero. Nem conheço esse banco, não assinei nada, quero que isso se resolva porque isso é fraude", afirma Paz.

O que considerar antes de contratar um consignado

  • Além de possuir taxas bem menores do que as do cartão de crédito, o consignado é descontado diretamente da folha de pagamento do benefício em parcelas mensais fixas
  • Ou seja, até que o empréstimo seja quitado, o aposentado vai receber menos todo mês
  • Cada beneficiário de pensão e aposentadoria pode contratar até 9 contratos para empréstimo e 1 para cartão de crédito ao mesmo tempo, comprometendo até 40% da sua renda previdenciária

Taxas máximas de juros por mês
Os bancos são livres para definir suas taxas de juros do crédito consignado do INSS, desde que o índice máximo por mês seja de até:

  • 1,80%, para o empréstimo
  • 2,70%, para o cartão de crédito


AGORA
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br