MERCADO FINANCEIRO


É rali que chama? Bolsa salta pela 3ª vez com mercado contando com Biden na presidência.

📊 Ibovespa: +2,95%% (100.751 pontos)

💵  Dólar: -1,91% (R$ 5,54)

Resumo:

️ O resultado das eleições nos EUA ainda não saiu, mas o mercado já conta com Joe Biden na cadeira presidencial;

️ cenário político que se desenha agrada investidores, que saem às compras e buscam mais risco;

️ Fed mantém juros em torno de 0% e presidente da instituição reforça necessidade de estímulos à economia estadunidense;

️ Ibovespa segue a onda e salta quase 3%.

 Foi por muito pouco que a Bolsa brasileira não voltou aos 101 mil pontos. Mas tudo bem, afinal, esta quinta-feira (5) também foi dia de fortes ganhos, seguindo o embalo do dia anterior e dos índices gringos. 

O mundo ainda está a espera do resultado das eleições presidenciais nos Estados Unidos – e, apesar de não haver nada confirmado, o mercado ainda acredita na vitória do democrata Joe Biden. 

O cenário que se desenha nos EUA é visto com bons olhos pelo mercado financeiro. Biden tem um perfil menos combativo do que Trump. 

No entanto, pretende aumentar impostos e regulamentar empresas de tecnologia – até mesmo como uma forma de financiar os estímulos à economia que prometeu em campanha.

Por outro lado, o Partido Republicano parece que formará maioria no Senado - o que indica que os planos de Biden poderão ser barrados em votação.

Isso traz o melhor dos dois mundos para as empresas: um líder conhecido por ser um negociador nato, mas que não conseguirá aumentar os gastos de empresas do setor da tecnologia, farmacêutico, entre outros. 

Por isso, as ações de companhias neste balaio valorizam desde ontem. 

Para completar o auê nas bolsas de Wall Street, o Federal Reserve (ou Fed, banco central estadunidense) manteve juros entre 0% e 0,25% ao ano. 

No comunicado, a autoridade monetária disse que está “comprometida a utilizar todas as ferramentas para dar suporte à economia”. Já o discurso de Jerome Powell, presidente do Fed, reforçou o apoio a estímulos econômicos.

O horizonte que se forma está sendo benéfico para moedas de países emergentes, incluindo nosso Real, com o dólar desvalorizando. 

Com todos estes fatores na mesa, o investidor se sente mais confortável a ir às compras e arriscar, inclusive aqui no Brasil. 

O movimento foi forte o suficiente para que apenas 4 das 77 empresas listadas na Bolsa encerrassem o dia no vermelho. 

Colaborou, ainda, a temporada de balanços das empresas listadas no Ibovespa, que segue a todo vapor – e animando. 

A Ultrapar, por exemplo, reportou ganhos acima do esperado no terceiro trimestre e colheu os louros. 

Tudo indica que os próximos dias continuarão sendo de grandes emoções, ainda mais com Trump ameaçando judicializar a disputa pela Casa Branca. 

Mas, como aqui no Finanças Femininas nós praticamos mindfulness, amanhã voltaremos com todas as notícias.



FINANÇAS FEMININAS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br