IA e ESG: Da maquiagem a colaboração
Certamente
os temas IA (Inteligência Artificial) e ESG (Ambiente, Social e Governo) estão
entre os mais pesquisados e discutidos por empresas, desde uma startup até uma grande petrolífera, mas o
que esses temas têm em comum, será que há convergência entre essas áreas?
Quando
pesquisamos sobre esses temas, um ponto negativo que essas áreas têm em comum é
a maquiagem que acontece em diversos casos de ambos os temas. Certamente,
muitos já ouviram as expressões AI-Washing e Greenwashing, usados para enganar
clientes e investidores, através de uma comunicação maquiada, gerando um valor
indevido para suas marcas.
O termo
Greenwashing surgiu no início da década de 1990 e existem diversos casos
famosos na mídia como venda de produtos naturais, livres de transgênicos, mas
sem origem controlado, ou casos de empresas petrolíferas que fazem propagando
de um negócio ecológico e sustentável, enquanto seu principal modelo de negócio
está ligado a atividades extremamente prejudiciais ao meio ambiente.
O termo
AI-Washing é mais recente, mas trás o mesmo conceito do Greenwashing, maquiar
algo para vender de uma forma mais atraente aos consumidores e investidores.
Um
dos casos mais emblemáticos é de uma startup que dizia ter criado uma
plataforma, baseada em IA, para que clientes criassem um aplicativo móvel com
apenas alguns cliques, enquanto todo trabalho era realizado por um time de
desenvolvedores. Essa empresa arrecadou cerca de US$ 30 milhões em
investimento.
Mas e a
colaboração, como fica? Na união dessas forças! Muitos dados de ESG são gerados
pelas próprias empresas e complementados por agências de avaliação de risco,
deixando o processo lento e passível de fraudes.
Com a avanço da IA, aumenta
exponencialmente a capacidade de coleta e avaliação de dados de fontes distintas,
não somente as fornecidas pelas próprias empresas.
Essas análises tornam-se
muito mais completas e dinâmicas, utilizando e correlacionando diversas fontes
de dados, seja uma notícia, imagens de satélites, balanços financeiros, dados
de redes sociais, ou qualquer tipo de dados disponível.
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