INSCRIÇÃO AUTOMÁTICA


Richard Thaler, Nobel de Economia em 2017, e conhecido pela "teoria do empurrão" para que as pessoas façam a coisa certa e um dos nomes fortes da chamada "economia comportamental"..

Detalhe importante: ele é apresentado pelo jornal como um dos teóricos que mais influenciam a previdência privada, mercado em que a participação nos planos das empresas dramaticamente aumenta quando as pessoas precisam demonstrar de maneira explícita que não querem participar, se não quiserem ser inscritas automaticamente.

​O governos podem melhorar a saúde e o bem-estar de seus cidadãos sem infringir sua liberdade, simplesmente elaborando com mais cuidado suas regras, procedimentos e até mesmo rotulagens. "Se você quer que as pessoas façam algo, facilite as coisas."

Ele cita como exemplo da oferta de uma assinatura-teste de um mês  de uma publicação a um preço módico. 

"Mas, tendo escrito um livro sobre isso, vejo mais longe e percebo que ela será automaticamente renovada." 

E não é só isso, ela será renovada ao preço cheio, "e, para desistir, eu preciso avisá-los com 14 dias de antecedência. Então, o teste grátis de um mês é na verdade de apenas duas semanas. E eu tenho de ligar para Londres (de Chicago) em horário comercial, e não de uma linha gratuita".

O editor pergunta a Thaler sobre como ele lida com o e-mail, smartphones e as redes sociais. 

Estamos em meio a um conjunto colossal de experimentos de manipulação comportamental que seria difícil de imaginar  há mais de uma década. Google, Apple, Facebook e Amazon realizam constantemente pequenos testes para ver o que respondemos. "Não estou no Facebook... 

Estou no Twitter e acho que em grande parte ele é bem útil. Há um crescente Twitter acadêmico-econômico que é fantástico. Quase não há 'ad hominem'. 

Há pessoas tuitando conferências ao vivo. Há pessoas que fornecem um resumo em dez tuítes de algum estudo novo."



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