CENÁRIO FUTURO


O que podemos esperar nos próximos meses?

O risco de recessão global está crescendo, diz o analista Ricardo Amorim. 

Como eu já vinha alertando, a inflação mundial vem consistentemente superando as expectativas do mercado devido a excesso de demanda agregada e redução na oferta agregada por quebra na cadeia de suprimentos, elevação de preço de commodities e frete, e alta de custos trabalhistas.

Além da entre Rússia e Ucrânia, agora há um risco de um conflito entre China e Taiwan, após semanas de tensões entre os dois países, o que eleva também o risco de um grande entre as economias globais. 

Se por um lado o primeiro conflito deu ao Brasil uma posição de vantagem geopolítica entre os grandes países emergentes, tornando-o mais atrativo para investimentos, por outro, o risco desse racha nas economias globais é prejudicial ao nosso país, independente de qual lado seja escolhido.

O país ainda apresentou um crescimento mais forte em relação aos seus pares no 1º semestre, porque já vinha elevando juros para controlar a inflação desde muito antes do que o resto do mundo, além disso, mais recentemente, tivemos uma deflação com as medidas temporárias de redução de impostos por parte do Governo.

Em meio a tudo isso, ainda há a corrida eleitoral que aumenta as incertezas.

Todo este cenário traz muitos desafios, mas também muitas oportunidades em diversos setores.



RICARDO AMORIM
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br